Trabalho integrado garante a segurança da população após chuva

Publicada em 06/12/2013 às 15:36

A Defesa Civil avaliou, nesta sexta-feira (6), os estragos provocados pela chuva e ventos que chegaram a 100 km por hora, na noite desta quinta-feira (5). Foram registradas quedas de mais de 30 árvores. Entre os bairros atingidos, Campos Elísios, Anhangabaú, Vianelo, Agapeama, Jardim do Lago, Jardim Paulista, Caxambu, Jardim São Camilo, Tamoio, Toca e Vila Rio Branco. Não houve feridos.

VEJA O ÁLBUM DE FOTOS DO TRABALHO DAS EQUIPES

“As ações preventivas na cidade funcionaram e sempre vão funcionar, paralelamente às demais providências que a administração vem tomando. O objetivo é dar esta agilidade mostrada na noite de quinta e madrugada de sexta e garantir sempre melhores condições de vida à população. Todas as equipes que atuaram estão de parabéns”, comentou o prefeito Pedro Bigardi.

Serviços Públicos e Defesa Civil durante a madrugada

Serviços Públicos e Defesa Civil durante a madrugada

Equipes da Defesa Civil e Secretaria de Serviços Públicos percorreram a cidade das 19h até as 3h desta sexta-feira (6) para atender à população e desobstruir as ruas.

O trabalho se estendeu durante toda a manhã de sexta, com servidores públicos e funcionários da empresa Gomes Lourenço retirando galhos e troncos das vias. No Jardim São Camilo, duas casas foram destelhadas. As famílias já receberam o apoio da Fumas (Fundação Municipal de Ação Social). Pelo menos 50 pessoas, divididas em várias equipes, atuaram nesta ação.

Por conta da falta de energia elétrica, os agentes de trânsito da Secretaria de Transportes também agiram rápido na noite de quinta (5). Cruzamentos na avenida Nove de Julho, por exemplo, foram fechados para evitar acidentes de trânsito.

O trabalho integrado dos órgãos da Prefeitura de Jundiaí realizado na noite de quinta (5) e madrugada desta sexta (6) já havia sido feito no início de 2013, quando a chuva forte atingiu a cidade e surtiu grande efeito, sem nenhum caso grave registrado – a exemplo deste. Vale lembrar que, a partir deste ano, o município passou a fazer parte do time de ‘cidades resilientes’ da ONU (Organização das Nações Unidas). O termo usa o conceito de resiliência, ou seja, a capacidade de resistir ou de se recuperar de desastres.

Números
Na noite de quinta (5), a Defesa Civil recebeu mais de 30 chamados da população. No serviço de atendimento ao cidadão da Prefeitura de Jundiaí (156), foram registrados 81 pedidos de coleta de galhos e 47 solicitações referentes a queda e poda de árvores até as 11h30 desta sexta (6).

Mais de 30 quedas de árvores foram registradas

Mais de 30 quedas de árvores foram registradas

Segundo o órgão, a região da represa da DAE foi a mais atingida pela chuva, com 30 milímetros de água em 15 minutos. Em contrapartida, choveu apenas 2,5 milímetros no São Camilo.

Enfeites de Natal
Os enfeites natalinos espalhados pela cidade também foram destruídos por conta da ventania. Segundo a empresa responsável pela montagem, 100 flâmulas e banners foram rasgados ou danificados. Quatro anjos de 3 metros de altura, na 9 de Julho, foram quebrados. Além disso, as microluzes das guirlandas foram queimadas e estão sendo substituídas por luzes de LED. As 30 caixas de presente espalhadas pela via também foram destruídas. A iluminação do Paço Municipal teve strobos de luz queimados.

No Centro, parte da Casa do Papai Noel também foi danificada. A empresa responsável criou uma força-tarefa e já realiza o conserto do material danificado.

CPFL
A chuva e ventania ocasionaram ainda queda no fornecimento de energia elétrica. Segundo a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL), as interrupções foram provocadas, em sua maioria, por objetos lançados na rede elétrica pela força dos ventos, como árvores e painéis.

De acordo com a empresa, no momento, 4.691 clientes da região de Jundiaí estão com o fornecimento de energia elétrica interrompido. A CPFL reforça à população que está ciente das ocorrências e que suas equipes operacionais continuam trabalhando para que o serviço seja totalmente restabelecido em toda a sua área de atuação no menor tempo possível.

Canais de contato
A população de Jundiaí pode entrar em contato com a Prefeitura para efetuar solicitações por meio do telefone 156. A Defesa Civil atende no (11) 4586-0666. A CPFL tem como canais de atendimento o site www.cpfl.com.br e o 0800 010 2570.

Luana Dias
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/12/06/trabalho-integrado-garante-a-seguranca-da-populacao-apos-chuva/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original