Jundiaí faz parte da Rede Brasileira de Jardins Botânicos
Publicada em 19/12/2013 às 17:51Nesta quinta-feira (19), o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, acompanhado do agrônomo do Jardim Botânico de Jundiaí, Renato Steck, recebeu a visita do presidente da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, João Neves Toledo.
O objetivo do encontro foi um agradecimento de João Toledo, por ter o agrônomo como parte da Rede. Na eleição do novo comitê, realizado em novembro deste ano, Renato foi eleito. “Vejo essa parceria com a Rede como uma articulação de Jundiaí em um cenário nacional”, ressalta Steck.Para Aguinaldo Leite, participar da Rede Brasileira de Jardins Botânicos aumenta a capacidade de ampliar o jardim jundiaiense. “Esta é uma troca de experiência entre nossos técnicos e funcionários de outras regiões.”
No passeio pelo Jardim Botânico, João destacou que esta é uma das melhores estruturas de jardins do País. “Este espaço tem que ser visto como um museu botânico. Aqui devem ser realizadas atividades de conservação, pesquisa e conscientização ambiental. Com a cooperação da Rede podemos melhorar o excelente trabalho que vem sendo realizado aqui.”
Além do Jardim
Em junho deste ano, o Jardim Botânico iniciou um trabalho de pesquisa em parceria com o Centro de Engenharia e Automação, do Instituto Agronômico, numa área de 16 hectares remanescente de cerrado, no Fazenda Grande. Lá já houve registro da presença de espécies como jenipapo-bravo, araticum-do-cerrado e guaçatonga, entre outras, que tornarão o local um ponto de pesquisa e educação ambiental.
O engenheiro florestal Thiago Pires destaca o papel do Jardim Botânico na conservação do cerrado. “O nosso trabalho é resgatar este bioma que as pessoas julgam não ser importante, por não ser exuberante visualmente.”
“O Jardim Botânico é um processo, jamais será finalizado. Mas, é importante que projetos fora deste parque, como este do cerrado, sejam contínuos por toda cidade”, completa João Toledo.
Luiza Oliveira
Foto: Paulo Grégio
Baixe as fotos desta notícia na resolução original