Do futsal para os gramados da Europa
Publicada em 27/12/2013 às 11:33Com 18 anos, o goleiro Vinícius Zanelato Gomes de Oliveira tem uma carreira curta, porém movimentada. Atualmente, ele está de férias em Jundiaí, terra de sua família, depois de passar quatro meses defendendo a categoria Sub18 do União de Coimbra, de Portugal. No dia 15 de janeiro, ele, que é nascido em Vinhedo, mas foi criado na terra da uva, retorna para Europa.
“Foi uma experiência ímpar na minha vida. Encontrei outro tipo de futebol e cultura. A população lá é muito educada. Só não me acostumei muito com a comida. Quero me profissionalizar lá e continuar atuando na Europa”, disse.
No retorno para Europa, o jovem goleiro afirmou que vai brigar para ficar no clube português ou tentar ir para alguma equipe italiana. “Portugal valoriza bastante os goleiros estrangeiros. Dos 20 clubes da primeira divisão, 18 deles têm goleiro de fora. Tenho contrato de formação com o União de Coimbra.”Apesar da pouca idade, Vinícius já rodou bastante e tem experiência. Ele começou a carreira aos sete anos, no Juventus da Mooca no futsal.
Atuou ainda pela modalidade em dois clubes de Jundiaí, o Nacional e São João. No Nacional, aos 10 anos, começou no campo. De lá passou pelo São Paulo, Paulista, Grêmio-RS, Rio Claro, Portuguesa e Rio Branco. Na Lusa, ele foi considerado o melhor goleiro da Copa Ouro, mas sofreu uma lesão na fíbula e ficou quatro meses parado.
“Apesar de jovem, estou amadurecido devido aos diversos lugares em que morei. Sempre fui sozinho e tive que me virar.” Sobre o início de carreira, ele afirmou que a modalidade o ajuda muito em campo. “O futsal colabora para apurar os reflexos e na minha segurança.”
Assessoria de Imprensa
Foto: Dorival Pinheiro Filho
Baixe as fotos desta notícia na resolução original