UBS Pitangueiras inicia atendimento de saúde mental

Publicada em 10/01/2014 às 17:43

A expansão da cobertura de atendimento de saúde mental nos bairros com as equipes itinerantes chamadas Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF) continua em Jundiaí. A partir da próxima semana começam suas novas reuniões, como na unidade básica UBS Pitangueiras.

MAIS
Saúde da Família começa o ano fortalecida
Prefeitura aciona mecanismos de apoio ao Braille

A UBS Pitangueiras é mais uma das unidades da rede pública atendidas pelas equipes NASF

A UBS Pitangueiras é mais uma das unidades da rede pública atendidas pelas equipes NASF

“Estávamos com mais de 20 pessoas aguardando na fila, com problemas como ansiedade, e esse encaminhamento vai ser muito bom. Essas primeiras reuniões vão fazer a avaliação dos pacientes”, explica a gerente da unidade, a enfermeira Ângela Vilela.

As equipes do NASF, implantadas em 2013 pela Secretaria Municipal de Saúde, são apontadas como um dos fatores responsáveis pela drástica queda na fila existente anteriormente no Ambulatório de Saúde Mental, no Centro.

Sua operação é realizada por quatro equipes em implantação que dividem entre si as quatro regionais das 37 unidades de saúde nos bairros, promovendo reuniões e diagnósticos.

De acordo com Vito Gapit, coordenador de Saúde Mental da SMS, a estrutura preexistente (com ambulatório e três centros de atenção psicossocial especializados em crianças, adultos e dependentes químicos) foi dinamizada com as equipes itinerantes e ainda vai ser reforçada pelo atendimento voltado a casos de rua, que está em tramitação.

O secretário de Saúde, Cláudio Miranda, definiu a reestruturação da área como uma das linhas de trabalho da pasta. Em área da antiga Casa de Saúde anexa ao PA Central 24 Horas, por exemplo, a mudança da chamada Farmácia Central da SMS vai permitir neste ano a implantação de leitos emergenciais para o setor.

Onde está o NASF
As equipes multidisciplinares do Núcleo de Apoio de Saúde da Família funcionam em quatro equipes em implantação que dividem entre si as quatro regionais das 37 unidades de saúde nos bairros, promovendo reuniões e diagnósticos.

A UBS Pitangueiras faz parte do Regional 4, com a equipe mais recentemente implantada, ao lado da UBS Corrupira, UBS Morada das Vinhas, USF Parque Centenário, USF Vila Marlene, UBS Jardim Esplanada, UBS Jardim do Lago e UBS Vila Maringá, além da UBS Anhangabaú onde está sediada.

Desde outubro já havia sido implantada a equipe do Regional 1 (UBS Eloy Chaves, UBS Hortolândia, UBS Retiro, UBS Tulipas, UBS Traviú, UBS Fazenda Grande, UBS Sarapiranga e UBS Jardim Guanabara além da UBS Novo Horizonte, onde está sediada). E também a equipe do Regional 2 com a a UBS Vila Comercial, a UBS Central, a UBS Vila Rami, a UBS Vila Rio Branco, a UBS Santa Gertrudes, a USF Jardim Santa Gertrudes, a USF Vila Ana e a USF Vila Esperança além da UBS Agapeama, onde está sediada.

“Com o fim do ano tivemos uma pausa, mas estamos preparando também a equipe da Regional 3, que vai ficar sediada na UBS Vila Rui Barbosa”, explica a coordenadora do programa, Elaine Maria de Souza.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: arquivo – PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/10/ubs-pitangueiras-inicia-atendimento-de-saude-mental/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original