Vacinação contra HPV para meninas será nos bairros
Publicada em 31/01/2014 às 19:17A Secretaria de Saúde promove, de 10 de março a 10 de abril, a campanha de vacinação contra o vírus HPV para meninas adolescentes de 11 a 13 anos de idade. Para esse público alvo, a estimativa populacional é de 7.719 meninas a serem imunizadas contra esse tipo de causa de doenças futuras como o câncer de colo de útero.
MAIS
Serviço do São Vicente orienta uso de medicamentos
Em Brasília, Jundiaí leva experiências de saúde
“Em nossa região, a vacinação vai ser realizada apenas nas unidades de saúde, de preferência onde elas já estejam cadastradas. Para isso, devem levar a carteirinha de vacinação inclusive para cobrir também alguma modalidade que esteja atrasada”, explica a gerente da Vigilância Epidemiológica, Solange Nogueira Marquezini.
O período da campanha vai oferecer a primeira dose da vacina, sendo a segunda em setembro e a terceira depois de cinco anos da dose inicial. O material de divulgação, como cartazes, será distribuído ao longo de fevereiro nas escolas da rede pública e privada e toda a logística de distribuição das vacinas está sendo discutida com os setores operacionais.
“É uma medida que está sendo esperada desde o ano passado e com um objetivo muito claro de benefício para as mulheres”, afirma o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, que também participou de eventos preparatórios para a campanha.
A partir do dia 10 de março, a vacinação será feita nas unidades de saúde dos bairros no horário normal das 8h às 17h (e também naquelas com horário estendido) e aos sábados nas unidades de plantão do Centro, do Santa Gertrudes e do Novo Horizonte.
O que é HPV
Esse é o nome de um vírus com a abreviatura de papilomavírus humano a partir do termo em inglês e bastante comum em homens e mulheres no mundo inteiro.
Entre mais de 100 variedades, a maioria é transitória mas aproximadamente 15 são potencialmente cancerígenas, sendo alvo da vacina. Quando a mulher está adulta, entre 25 e 64 anos, ela pode realizar exames preventivas do câncer de colo de útero na rede pública de saúde.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original