Jundiaí recebe primeiro reforço do Mais Médicos

Publicada em 03/02/2014 às 18:44

O médico jundiaiense Fábio Savoy é a primeira conquista da cidade junto ao programa federal Mais Médicos, confirmada em apresentação realizada pelo secretário da Saúde, Cláudio Miranda, nesta segunda-feira (3). “Sou dentista e depois fiz medicina. Agora vou dar minha colaboração para Jundiaí”, explica Fábio.

Seu posto de trabalho, a partir desta terça-feira (4), será a unidade de saúde da família que funciona em conjunto com a unidade básica UBS Novo Horizonte.

MAIS
Vacinação contra HPV para meninas será nos bairros

Secretário Cláudio Miranda recebe Fábio Savoy

Secretário Cláudio Miranda recebe Fábio Savoy

Depois de uma trajetória que passa pelos dois cursos na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, ele esteve em 2013 embarcando na Marinha Brasileira e trabalhando na Amazônia, de onde saiu como primeiro-tenente.

Aos 31 anos de idade, ele retornou com a família de Manaus, onde estava vivendo, e conta ter tido uma experiência muito relevante com o atendimento de médico generalista feito junto a comunidades ribeirinhas e pequenos municípios.

Fábio volta a Jundiaí, depois da Marinha

Fábio volta a Jundiaí, depois da Marinha

Expectativa
A nomeação de Fábio para atuar em Jundiaí foi publicada na portaria de número 9 do programa Mais Médicos, de 27 de dezembro de 2013. Foi a primeira vaga destinada ao município, que consta entre os inscritos desde o início do programa em julho do mesmo ano.

A análise atual é que, embora situada em uma região com boa densidade de médicos, a cidade enfrenta um desequilíbrio entre a remuneração dos setores público e privado, com peso maior para este segundo setor. A Prefeitura de Jundiaí realizou novos concursos públicos e convênios para lidar com a situação, mas ainda é insuficiente. Por esse motivo, expectativas como o programa federal são importantes para o processo de reestruturação do setor de saúde.

O Ministério da Saúde vai custear o trabalho do novo médico da rede com uma bolsa de apoio, sem vínculo trabalhista, e a ação será supervisionada por tutor acadêmico. De acordo com Fábio, o período de um ano (prorrogável) também vai permitir sua preparação para uma residência especializada.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/03/jundiai-recebe-primeiro-reforco-do-mais-medicos/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original