Samu implementa inovações tecnológicas
Publicada em 14/02/2014 às 18:31O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), da Secretaria de Saúde, apresentou nesta sexta-feira (14) novidades do uso de tecnologia para ampliar a qualidade de atendimento. Entre os efeitos das mudanças está a clareza de comunicação digital com os médicos, a localização imediata das unidades na tela de controle por GPS e transmissão de imagens de orientação de procedimentos. Um veículo com tração 4 x 4 também foi adquirido para garantir atendimento em locais de difícil acesso.
MAIS
CEO atende pacientes especiais em casa
“A clareza da comunicação digital é impressionante diante dos rádios analógicos que estávamos usando antes”, afirma o coordenador de frota, Mário Arruda.
Na central de regulação, os operadores de rádio orientam as equipes na rua e enxergam a movimentação das viaturas em um mapa na tela. O serviço, chamado Hytracks, tem agora duas antenas repetidoras (na Serra do Japi e no Jardim Tarumã), o que garante o alcance do sinal em 100% do território do município de Jundiaí.
Os picos de demanda ocorrem geralmente entre 10h30 e 12h, no período das 18h e das 20h, às 22h, com forte incidência nos dias próximos ao pagamento de trabalho a cada mês.
Tração 4×4
Outra novidade do serviço é o esperado recebimento de uma caminhonete com tração 4×4, chamada de VIR (Veículo de Intervenção Rápida) nos protocolos do Ministério da Saúde. Ele vai substituir a ambulância de tipo USA com a equipe médica e chegar a lugares atualmente interditados para aquela, como alguns trechos da zona rural, da região da Serra do Japi ou de bairros sem infraestrutura.
Assim que a tramitação for concluída, a ambulância que atualmente presta esse serviço vai para a chamada reserva técnica, que garante a continuidade do atendimento quando os veículos principais precisam de manutenção.
De acordo com o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, o aprimoramento contínuo do SAMU é um fato apoiado diretamente e vai continuar acontecendo. “Temos agora o andamento dos preparativos para o novo pronto atendimento PA Retiro 24 Horas e estamos estudando colocar uma viatura descentralizada ali”, afirma, sobre os projetos de descentralização do SAMU Jundiaí e de criação de um SAMU Regional, que vem sendo discutido com as demais cidades da Aglomeração Urbana.
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original