Cursos do Instituto Federal serão conhecidos

Publicada em 28/02/2014 às 11:22

Mais um passo para a instalação do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) será dado na noite desta quinta-feira (27). Em audiência pública, na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, a sociedade vai escolher os cursos que serão ofertados em Jundiaí. O evento está marcado para as 19h.

MAIS
Formandos do Pronatec têm noite de festa no Parque da Uva

Fundo Social realiza sorteio de vagas para cursos

Salas de aula vão ficar no Camplexo Argos

Salas de aula vão ficar no Camplexo Argos

O Instituto, atualmente, está presente em 29 cidades paulistas, oferecendo ensino técnico, superior e pós-graduação gratuitos. São mais de 100 opções de cursos. No campus avançado do município, a previsão é que sejam oferecidos quatro ou cinco de graduação.

“Foi feito um levantamento sobre o eixo tecnológico da região. Vamos apresentar esse estudo na audiência e discutir as possibilidades. Em um primeiro momento, teremos um curso, com início das aulas no próximo semestre. Gradualmente, vamos ampliando a oferta”, explica o diretor do campus de Jundiaí, Reginaldo Vitor Pereira.

Além da população, representantes de entidades como sindicatos, ONGs, associações devem participar do debate. Todos que quiserem opinar poderão se inscrever na hora. A Secretaria de Educação também deve apresentar uma pesquisa realizada com a população, entre os meses de dezembro de 2013 e fevereiro de 2014, por meio do portal da Prefeitura de Jundiaí.

Processo
Desde o início de 2013, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Educação, articula a instalação de cursos de ensino superior no município. Em março, o secretário de Educação e vice-prefeito, Durval Orlato, conversou pessoalmente com o então ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Dois meses depois, em maio, o prefeito Pedro Bigardi e o secretário de Educação anunciaram a vinda do Instituto para a cidade. Em julho, ocorreu a primeira audiência pública para apresentação do IFSP e início da discussão sobre os cursos.

Ainda no segundo semestre deste ano, as aulas serão iniciadas. O vestibular para a seleção dos alunos ocorrerá em maio ou julho, devido à Copa do Mundo. A divulgação será realizada posteriormente.

Em um primeiro momento, o local para o começo das atividades fica no Complexo Argos, numa área onde antes estava instalada a Biblioteca Municipal. O espaço passa por reformas para a construção de oito salas de aulas. A obra também prevê a instalação de elevadores externos para dar acesso ao prédio. O investimento é de R$ 1,9 milhão.

Roberta de Sá
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/28/cursos-do-instituto-federal-serao-conhecidos/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original