Prefeitura reforça importância da Faculdade de Medicina
Publicada em 12/03/2014 às 18:14O prefeito Pedro Bigardi marcou presença nesta quarta-feira (12) na comemoração dos 47 anos de criação da FMJ (Faculdade de Medicina de Jundiaí), apontada como um dos principais centros de ensino e pesquisa na área metropolitana da Aglomeração Urbana, e destacou o papel desempenhado pela instituição no cenário de saúde nacional.
“Eu trabalhei com o criador da faculdade, Pedro Fávaro, como colegas servidores e também quando foi prefeito. Temos um grande orgulho das lutas que consolidaram a FMJ e também sua visão de formar médicos, hoje tão discutida no País, há quase meio século”, afirmou Bigardi.A importância da faculdade no governo municipal, que está ligada na estrutura de administração indireta, foi reforçada desde o ano passado com novos convênios que reduziram as filas de cirurgias eletivas no Hospital Universitário (HU), criado pela FMJ, e também no recente acordo federal que garantiu repasses adicionais de R$ 1 milhão mensais ao Hospital São Vicente de Paulo por conta de suas funções também como hospital-escola. “Era uma possibilidade aberta há vários anos, mas que não era utilizada”, explica o secretário Cláudio Miranda, da Saúde.
Para o diretor da Faculdade de Medicina, Itibagi Rocha Machado, os próximos passos da instituição são a abertura do curso de doutorado em 2016, que depende de um critério praticamente cumprido (a nota exigida pelo Conselho Nacional de Pesquisas, com ênfase em publicações científicas, é 4 e a FMJ já chegou ao nível 3). Atualmente, tem cursos de graduação em medicina e enfermagem, com mestrado em funcionamento.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida
-
22/05/2024
Mundo das Crianças recebe alunos da FMJ para treinamento de manobras de desengasgo
-
20/10/2023
Solidão pode reduzir anos de vida e influenciar na saúde dos idosos
-
02/05/2023
Pessoas em situação de rua passam por atendimento de saúde
-
28/02/2023
UGE realiza formação no Museu do Corpo Humano, na FMJ
Baixe as fotos desta notícia na resolução original