Jundiaí chega a 42,8% de imunização contra o HPV
Publicada em 21/03/2014 às 18:48Com um salto de 19,42% na primeira semana para 42,8% na segunda semana de vacinação contra o vírus HPV, a Secretaria de Saúde registra uma adesão crescente das meninas de 11 a 13 anos da cidade para a campanha nacional que oferece uma proteção inédita no sistema público do País contra o risco de doenças como o câncer de colo de útero.
MAIS
Saúde: Jundiaí reduz mortalidade infantil em 9,14%
No município, o público-alvo da campanha é estimado em 7.719 meninas. A Vigilância Epidemiológica, setor da Secretaria de Saúde que coordena os trabalhos, tem reforçado a ação com contatos junto aos professores das escolas públicas e particulares que concentram a maioria deste grupo populacional.
As vacinas estão disponíveis em todas as 37 unidades de saúde nos bairros, de segunda a sexta-feira, e também naquelas que abrem nos fins de semana – como a UBS Santa Gertrudes, a UBS Novo Horizonte e a UBS Central (esta, apenas no sábado). Para participar, as meninas devem levar a carteirinha de vacinação preferencialmente na unidade onde estiverem cadastradas.
A campanha foi iniciada dia 10 de março e segue até o dia 10 de abril, mas a vacina passa a fazer parte permanente do calendário de vacinação da rede de saúde. São três doses, sendo a segunda aplicada 6 meses depois da primeira e a terceira dose somente 5 anos após as duas primeiras.
O que é HPV
Esse é o nome de um vírus com a abreviatura em inglês de papilomavírus humano e bastante comum em homens e mulheres no mundo inteiro. Entre mais de 100 variedades, a maioria é transitória mas pelo menos 15 são potencialmente cancerígenas, sendo alvo da vacina. Quando a mulher está adulta, entre 25 e 64 anos, ela pode também realizar exames preventivos do câncer de colo de útero na rede pública de saúde.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo
Baixe as fotos desta notícia na resolução original