Diretor de Meio Ambiente fala com alunos de gestão ambiental
Publicada em 28/03/2014 às 18:53O diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Jundiaí, Flávio Gramollelli Junior, participou de um ciclo de palestras sobre água na tarde desta sexta-feira (28), em evento realizado pela Fatec (Faculdade de Tecnologia) e Museu da Energia.
O diretor mostrou a realidade da água em Jundiaí com o tema “Crise hídrica na região de Jundiaí” para os alunos do curso de gestão ambiental e destacou a necessidade de as pessoas se conscientizarem em fazer o uso correto da água evitando o desperdício.
Flávio diz que a água não vai acabar, mas haverá crises de abastecimento por conta do aumento no consumo e na ocupação de áreas críticas em quantidade de água. “É preciso avaliar a disponibilidade hídrica pelo número de pessoas que vivem em determinado lugar”.
No município, por exemplo, a disponibilidade hídrica da bacia do rio Jundiaí é de 120 metros cúbicos por habitante anuais, enquanto na bacia PCJ (dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) – que complementa a oferta na cidade pela captação no rio Atibaia – é de 450 metros cúbicos por habitante anuais. “A ONU recomenda, pelo menos, 1,5 mil metros cúbicos por habitantes para atender as necessidades econômicas e sociais”, diz Flávio.
Por isso ele acredita que a propaganda veiculada há anos de que haveria água para abastecer a cidade por meio século ou mais não é verdadeira. “É preciso realizar um forte trabalho de educação ambiental em relação ao desperdício e focar na defesa de áreas verdes que atuam na infiltração da água para os lençóis freáticos”.
A diretora da Fatec Jundiaí, Viviane Rezi Dobarro, destacou a importância de a faculdade abrir espaço para essas discussões. “O nosso auditório sempre estará aberto para ampliar os debates nos diversos temas”, afirma.
Já para Shari Almeida, coordenadora do Museu da Energia, a função é fazer a interface educativa, por isso a ideia de promover eventos como esse ciclo de palestras.
O evento também contou com as apresentações de Rafael Queiroz, do Departamento de Água e Esgosto (DAE), e de Antonio Carlos dos Santos, da Companhia de Saneamento de Jundiaí (CSJ).
Kadija Rodrigues
Foto: Alessandro Rosman
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
15/03/2024
DEBEA incentiva adoção de PETs com deficiência
-
03/12/2023
Prefeitura vai plantar mais de 6 mil árvores nas margens do Rio Jundiaí
-
17/10/2023
Jundiaí segue com orientações para prevenir a febre maculosa
Baixe as fotos desta notícia na resolução original