Jundiaí retoma alerta contra dengue

Publicada em 07/04/2014 às 19:09

A mobilização da última sexta-feira (4) da campanha “Dengue, Aqui Não!”, que visitou imóveis em praticamente todos os bairros da cidade, registrou em balanço parcial 55 amostras de larvas de mosquito (96,4% sendo da espécie Aedes aegypti, o vetor da doença) e muitos casos de descuido de moradores com vasos de plantas e objetos que podem acumular água e multiplicar esse risco.

Leia também
UBSs promovem atividades no Dia Mundial da Saúde

A palestra especializada do Dia Mundial da Saúde, realizada em cooperação entre a Secretaria de Saúde e a Faculdade de Medicina de Jundiaí, nesta segunda-feira (7), para 180 agentes comunitários, também foi sobre esse tema.

Agentes comunitários participaram da palestra na Faculdade de Medicina

Agentes comunitários participaram da palestra na Faculdade de Medicina

“A dengue é nosso principal caso dentro do tema deste ano, que é pequenas criaturas, grandes ameaças, definido pela Organização Mundial de Saúde, e está relacionado com a ampliação de diversas doenças no mundo, em parte ligado com o aquecimento global”, afirmou André Ricardo Ribas Freitas, consultor da Vigilância Epidemiológica do Estado que foi o palestrante convidado do evento.

Ele abordou também casos específicos de epidemias em Campinas (2007 e 2014) e Rio de Janeiro (2008).

A palestra aconteceu no auditório Pedro Fávaro, da Faculdade de Medicina. De acordo com os gestores da Secretaria, a campanha preventiva deve ser ampliada junto às unidades de saúde e na mídia para garantir que Jundiaí continue fora das ondas graves de epidemia que assolaram diversas regiões do Estado. Para o palestrante André, essa possibilidade ainda é remota. “O trabalho de diagnóstico, investigação ativa dos suspeitos e monitoramento como está sendo feito aqui é essencial”, ressaltou.

Para Ribas, dengue é uma das doenças que podem ampliar alcance com o clima

Para Ribas, dengue é uma das doenças que podem ampliar alcance com o clima

Balanço
Na sexta-feira, foram visitados 8.223 imóveis somente pelas equipes de soldados do 12º GAC e do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde. Ainda está sendo realizado o levamento dos números dos outros bairros.

A presença de criadouros com larvas identificadas do mosquito transmissor da dengue preocupa a Secretaria de Saúde, apesar dos casos identificados até o momento serem de 16 pacientes (apenas quatro contraíram a doença na cidade, pelos dados divulgados até agora).

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/04/07/jundiai-retoma-alerta-contra-dengue/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original