Saúde bucal aprofunda debate sobre cáries
Publicada em 08/04/2014 às 18:59O papel do flúor na água para a saúde dos dentes (e uma defesa científica contra a ameaça dos cremes dentais sem esse elemento) foi o conteúdo da aula ministrada a 120 cirurgiões dentistas e técnicos da Secretaria de Saúde nesta terça-feira (8). A aula, em parceria com a Escola de Governo e Gestão, faz parte dos preparativos finais para o levantamento epidemiológico que será iniciado este mês com a população de Jundiaí.
LEIA TAMBÉM
Passeio no parque abre projeto com idosos da UBS São Camilo
UBSs promovem atividades no Dia Mundial da Saúde
Livre docente, com passagens pelo mestrado e doutorado, a pesquisadora Lívia Maria Andaló Tenuta apresentou uma visão aprofundada da questão para a equipe do setor, que vai atuar no levantamento em parceria com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
“A questão das cáries é uma das grandes doenças globais, sendo afetada por fatores biológicos e sociais. O flúor é o ponto de equilíbrio ao açúcar, muito presente em nossa sociedade. E está na água que nem precisamos beber, mas usamos para cozinhar. Ou principalmente no dentrifício, o creme dental que agora recebe a ameaça de variedades sem o flúor”, explicou.
A cariologia, como é chamada a linha de pesquisa voltada para as cáries, teve importância destacada na aula por envolver aspectos de ambientes físicos e sociais. Existe uma reação bioquímica entre a saliva e o flúor, mostrou a palestra, que é essencial para controlar o “biofilme” das placas e os danos de cáries.
Os profissionais do setor na Secretaria Municipal de Saúde aprovaram a qualidade da palestra. “Esse suporte acadêmico que estamos tendo é uma atualização importante na ampliação do setor”, afirmou Luiz Carlos Miyashiro.
Embora presente em 28 das 37 unidades de saúde nos bairros, a saúde bucal atende encaminhamentos de todas as unidades (e em algumas já conta com duplo consultório, eliminando filas). Os grupos prioritários no momento são crianças e adolescentes até 17 anos, idosos e grupos específicos como hipertensos, diabéticos e gestantes. A fluoretação da água urbana na cidade é realizada pelo DAE.
Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original