Dengue: Saúde reforça plantão para monitorar casos
Publicada em 15/04/2014 às 18:38Com 14 casos autóctones (contraídos na própria cidade) entre 42 casos confirmados até esta terça-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde reforçou o sistema permanente de monitoramento da doença para o feriado de Páscoa e também o alerta para os cuidados dos moradores com criadouros do mosquito Aedes aegypti, geralmente localizados no ambiente doméstico.
LEIA TAMBÉM
Unidades de Saúde criam espaços lúdicos infantis
Vacinação contra HPV atinge 83% do público-alvo
Vacinação contra gripe começa no dia 22 de abril
“Mesmo em casas onde algum morador já foi atingido pela doença ainda encontramos focos de larvas do mosquito. O risco continua presente e tivemos reuniões com locais de pronto-atendimento, como o Hospital São Vicente de Paulo”, afirma o diretor de Vigilância em Saúde, José Trad Neto.
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Combate ao Vetor da Dengue, Ana Lúcia de Castro Silva, a grande circulação de moradores de Jundiaí em outras cidades, como São Paulo, Campinas, Campo Limpo Paulista e Sumaré, aumenta o risco, pois a fêmea do mosquito se alimenta dessas pessoas e transmite a doença em novas picadas.
Os casos autóctones foram registrados até agora nos bairros da Vila Hortolândia (2), Ponte de Campinas (2), Engordadouro (2), Jardim Guanabara, Gramadão, Jardim Tannus, Jardim Pacaembu, Jardim São Camilo, Caxambu, Jardim Paulista e Jardim Merci. Mas outros casos suspeitas ainda estão aguardando resultado de exames.
Notificação
Na Vigilância Epidemiológica, a gerente Solange Nogueira Marquezini lembra que toda suspeita de dengue tem notificação obrigatória e imediata na rede pública ou privada. “Em casos de febre, é bom procurar logo o atendimento médico”, avisa. O plantão, que envolve os agentes do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses, aciona em todas as notificações a investigação sobre a origem, o ambiente e a saúde das pessoas próximas.
Do mesmo setor, o enfermeiro Hélio Gabriel Faria da Silva confirma que toda a rede de saúde recebeu neste ano uma nova capacitação para a defesa contra a dengue. “O que precisamos é de um engajamento ainda mais forte de todos os moradores contra os criadouros do mosquito, que é a única forma de controle sobre a disseminação da doença”, resume.
Dos 42 casos confirmados até o momento, além de 14 autóctones existem outros 4 com origem ainda indeterminada pela investigação epidemiológica. Os demais 24 foram contraídos em outras cidades e Estados.
Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio e Divulgação
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original