Saúde: Jundiaí recebe quatro reforços do Mais Médicos
Publicada em 22/04/2014 às 18:47A Secretaria de Saúde apresentou ao prefeito Pedro Bigardi, nesta terça-feira (22), os quatro novos profissionais cubanos que vão atuar na rede pública dentro do convênio com o programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. São eles: Ailin Corrales Hernandes, Darcon Morales Ramos, Ariannis Ocanna Domingues e Edelangel Carraza. Todos têm experiência anterior em missões internacionais como médicos generalistas.
LEIA TAMBÉM
Programa contra crack é tema de palestra especializada
“Quero dar as boas vindas a uma cidade de que vão gostar muito, mas que como o restante do Brasil sofre com a falta de médicos na saúde pública. Temos esse setor como prioridade”, destacou o prefeito, lembrando de melhorias na área como a primeira das quatro unidades de pronto atendimento 24 horas e os ‘mini-hospitais’, já em obras no Jardim Novo Horizonte.
Os novos médicos da rede estão sendo indicados para as unidades do Parque Centenário (1), Vila Esperança (1) e Jardim São Camilo (2). Para a médica Ailin, a proposta de saúde da família adotada no Brasil tem muitas semelhanças com o programa desenvolvido em Cuba.
“Acho que teremos um bom trabalho. As pessoas estão se mostrando muito acolhedoras”, comentou. Como os demais, ela é graduada em Cuba e também trabalhou em missões internacionais na Venezuela. No caso de Edelangel, essa experiência também inclui a Guatemala. A previsão de permanência pelo programa no Brasil (e em Jundiaí) é de 3 anos.
Com a chegada desse grupo, o Mais Médicos conta com cinco profissionais em Jundiaí. Anteriormente, o jundiaiense Fábio Savoy retornou à cidade em fevereiro também pelo programa depois de cumprir serviços para a Marinha na região amazônica e está atuando na UBS Novo Horizonte.
O secretário da Saúde, Gerson Vilhena Pereira Filho, destacou a rede de 37 unidades básicas e de saúde da família, e que boa parte funciona em prédios próprios e adequados para a função, enquanto outras ainda estão em prédios alugados e adaptados por diversos governos anteriores. “Estamos trabalhando na meta de termos todos em instalações adequadas”, explicou.
Contratações
A Secretaria de Saúde também tem feito sua parte na área de recursos humanos com as contratações realizadas em 2013 sobre remanescentes de concursos anteriores, além da abertura de novo concurso público que continua equilibrando gradativamente o quadro de médicos generalistas e especialistas.
Para Vilhena, a presença dos novos profissionais também deve ser aproveitada no diálogo com a Faculdade de Medicina de Jundiaí. A acolhida ao grupo foi feita pelas médicas Josyanne Rita de Arruda Franco, Angela Molina Trajano de Moraes Costa e Maria Cristina Marques Romano, do setor de gerências regionais da rede de unidades nos bairros, e por Conrado Assis Ruiz, diretor de atenção básica.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original