Prefeito participa de celebração de 100 anos da Romaria Diocesana
Publicada em 17/05/2014 às 15:27O prefeito Pedro Bigardi participou, na manhã deste sábado (17), da bênção de saída dos 100 anos da Romaria Diocesana de Jundiaí a Pirapora, realizada na Igreja da Varginha, pelo padre João Batista de Carvalho.
Após a bênção, os quase dois mil romeiros seguiram rumo ao Santuário do Senhor Bom Jesus, em um trajeto que dura oito horas. No local, às 5 da manhã deste domingo (18), será celebrada uma missa pelo bispo diocesano Dom Vicente Costa. “A Romaria é importante para a cidade e toda a região. O que vemos aqui é uma experiência de fé, que mostra que com perseverança as coisas acontecem”, disse Pedro Bigardi.
O secretário de Cultura, Tércio Marinho, lembrou que a Romaria é reconhecida como patrimônio imaterial do município, pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural, o Compac. A indicação partiu da Prefeitura, por meio da pasta que ele comanda. “O valor da Romaria é incalculável. Não é qualquer município que mantém essa tradição por cem anos. Esse centenário é a constatação da importância cultural e religiosa desse evento.”
O diretor jurídico da Romaria, Geraldo Vendrame Ribeiro Junior, destaca que esses cem anos são resultado da tradição, passada de pai para filho. “Durante todo esse tempo, transmitimos para nossos familiares não apenas um costume, mas sim a devoção, a organização e a vontade de realizar um bom trabalho social.”
Após o evento, o prefeito Pedro Bigardi visitou a casa da família Gobo, na qual foi servido um café da manhã aos romeiros e todos os presentes.
Luana Dias
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
Baixe as fotos desta notícia na resolução original