Prefeitura orienta medidas para reabertura de shopping

Publicada em 23/05/2014 às 18:43

A Prefeitura de Jundiaí determinou nesta sexta-feira (23) as medidas necessárias para a volta segura do Maxi Shopping, que teve uma das lojas atingida por incêndio, na madrugada de quarta-feira (21). O local vai receber uma nova vistoria na manhã da próxima segunda-feira (26), quando será analisada a possibilidade de reabertura parcial.

Defesa Civil, Cerest e Serviços Públicos no centro comercial

Defesa Civil, Cerest e Serviços Públicos no centro comercial

“Eles vão ter um período de trabalho, com acesso restrito de lojistas, funcionários e operários de reforma apenas com liberação da diretoria. Existem poucas lojas com danos mais graves, devidamente informadas”, afirma o médico José Trad Neto, diretor de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Jundiaí.

Também atuaram na vistoria a Defesa Civil, o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e profissionais de apoio e de engenharia da Secretaria de Serviços Públicos. Embora a área mais atingida tenha sido isolada e a recuperação visual já esteja em estado avançado, foram detectados pontos de atenção.

De acordo com o coordenador de Defesa Civil, coronel Eduardo Luiz Carbonari, houve queixas de trabalhadores com náuseas após atuarem na limpeza do centro comercial. “A questão da exaustão é essencial”, observou Carbonari.

Para o Cerest Jundiaí, uma das condições essenciais é a separação entre casos que exigem reparos e outros que necessitam de reformas completas. “Estas últimas, em menor número, precisam de empresas especializadas e devem ficar fechadas com tapumes na reabertura”, explica o coordenador Jesus dos Santos. Também foi exigida a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de um engenheiro ou arquiteto para a obra da loja Centauro, no segundo piso, onde em princípio começou o incêndio.

Trad, Carbonari e Jesus dos Santos: trabalho conjunto

Trad, Carbonari e Jesus dos Santos: trabalho conjunto

Condições
Além do fogo, outros reparos devem ser feitos por causa da água do sistema de emergência acionado pelo incêndio que causou danos a diversos elementos decorativos, como os forros de gesso de algumas lojas, também com reparo adequado apontados entre as exigências de segurança pela vistoria.

O representante técnico do centro comercial, Pedro Pessini, assumiu compromissos com a equipe da Prefeitura para o uso de equipamentos que garantam a exaustão e aqueles destinados à segurança de funcionários e operários envolvidos nos procedimentos emergenciais destas áreas atingidas.

As tradicionais carpas que vivem no centro comercial foram transferidas para um outro espaço até que as obras se encerrem.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/23/prefeitura-orienta-medidas-para-reabertura-de-shopping/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original