Resíduos Sólidos: Jundiaí leva inovações a Florianópolis
Publicada em 30/05/2014 às 19:37O modelo de gestão de resíduos sólidos aplicado em Jundiaí, por meio do projeto Inopa, foi apresentado pelo secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, no 2º Congresso Técnico Brasil Alemanha – Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos. O evento, realizado nos dias 27 e 28, em Florianópolis (SC), organizado em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, reuniu 1 mil pessoas.
LEIA TAMBÉM
Jundiaí é destaque em publicação da Alemanha
Aguinaldo Leite mostrou aos participantes o que está sendo realizado no município no que diz respeito à gestão ecoeficiente dos resíduos sólidos, por meio da cooperação entre os governos do Brasil e Alemanha. “O trabalho feito por nós foi muito elogiado e pode ajudar outras Prefeituras na tomada de decisão para a escolha de tecnologias para o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que passa a valer a partir de agosto.”
O secretário frisa que Jundiaí é precursora no modelo de tratamento de resíduos que parte de uma base de estudos e testes. “Conseguimos diagnosticar o que o município precisa para realizar o tratamento adequado dos resíduos.”
Segundo ele, atualmente um prédio no Geresol (Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) passa por reforma para receber um laboratório com equipamento para estudos. O objetivo é diagnosticar o que é gerado no município e qual o melhor tratamento para esses resíduos. Além disso, por conta da parceria da Universidade de Braunschweig, da Alemanha, e a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, servidores estão sendo capacitados. “É importante que todos entendam esse conceito e se especializem”.
Estudos
Ele esclareceu ainda que os primeiros passos do Inopa são a pesquisa de campo, realizada com a aplicação de pesquisas em empresas e comércios para diagnosticar qual o tipo de resíduo produzido; se já há plano de manejo; e se as instituições conhecem a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Além disso, está sendo realizada a gravimetria, que classifica os resíduos e avalia qual a porcentagem de cada um no que é coletado na cidade.
Em seguida, haverá estudo dos processos de fermentação e compostagem. Após isso, serão feitos estudos sobre quais os melhores tratamentos a dar para cada tipo de resíduo e se há mercado consumidor para o subproduto. “Precisamos entender tudo isso para realizar a gestão inteligente desses resíduos”.
A terceira edição do Congresso Técnico Brasil Alemanha – Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos será realizada em Jundiaí, no mês de novembro deste ano.
Luana Dias
Foto: Divulgação
-
16/06/2023
Jundiaí é destaque em penúltimo dia de Conexidades
-
15/05/2023
Programa Cidade Limpa tem início no vetor Oeste
-
07/05/2023
Revitalização do Centro avança com apoio de moradores e comerciantes
-
18/06/2022
Prefeitura realiza obras complementares de mobilidade na Av. Antonio Pincinato, a pedido de moradores
Baixe as fotos desta notícia na resolução original