Prefeitura contrata veterinários e define mutirões de castração
Publicada em 06/06/2014 às 19:36A saúde animal em Jundiaí foi beneficiada com duas boas notícias publicadas na Imprensa Oficial desta sexta-feira (6): a contratação de uma empresa para realização de mutirões de castração de cães e gatos e o aumento em mais de 100% do número de veterinários no quadro da Prefeitura. Dois deles, inclusive, já serão contratados para atuar na Coordenadoria do Bem-Estar Animal (Cobema).
A empresa vai trabalhar em conjunto com a coordenadoria, sob responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. A expectativa da Cobema é de que sejam castrados pelo menos 2,4 mil animais, entre cães e gatos, até dezembro de 2014. “Vamos realizar seis mutirões aos finais de semana, em diferentes bairros da cidade”, explica a coordenadora, Alessandra Benedetti Ferreira.
Ela explica que a Cobema faz um levantamento por meio de informações do serviço 156. “Identificamos os bairros que registram a maior demanda. A nossa intenção é levar os mutirões em todos os cantos da cidade”. As datas para realização dos mutirões ainda serão definidas e posteriormente divulgadas à população. A Cobema vai utilizar a estrutura das escolas municipais dos bairros para realizar essas castrações.
Conscientizar
Alessandra informa que além da prestação do serviço, a coordenadoria aproveita a oportunidade para realizar um trabalho de conscientização com os donos de animais. “Informamos os cuidados, a necessidade da castração e os benefícios para a saúde do animal.”
Outra ação do governo municipal é o aumento de quantitativo do total de veterinários no quadro de servidores públicos. No dia 27 de maio deste ano, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei que prevê esta alteração. De quatro profissionais desta área, a partir de agora a Prefeitura passará para 10.
Dois veterinários já serão contratados para a Cobema pelo concurso público vigente. “É um passo muito grande que a coordenadoria dá com essas duas ações, porque as solicitações aumentaram bastante”, destaca a coordenadora. Essas ações só foram possíveis, incusive, por conta da regulamentação da coordenadoria, feita pelo prefeito Pedro Bigardi em 2013.
Kadija Rodrigues
Foto: PMJ
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
15/03/2024
DEBEA incentiva adoção de PETs com deficiência
-
03/12/2023
Prefeitura vai plantar mais de 6 mil árvores nas margens do Rio Jundiaí
-
17/10/2023
Jundiaí segue com orientações para prevenir a febre maculosa
Baixe as fotos desta notícia na resolução original