Jundiaí sedia evento sobre vitiligo
Publicada em 10/06/2014 às 17:11A Secretaria de Saúde promove no próximo dia 25 (quarta-feira), em parceria com a Faculdade de Medicina de Jundiaí e a Fundação de Pesquisa em Vitiligo (Vitiligo Research Foundation), um evento com palestras e consultas gratuitas, alusivo ao Dia Mundial de Combate ao Vitiligo. A data escolhida marca o aniversário do falecido cantor Michael Jackson, celebridade mundial que sofria com a doença de pele. O evento será realizado na Faculdade de Medicina e começa às 16h.
O objetivo é esclarecer a população sobre a saúde e a educação voltados para essa doença não contagiosa, combatendo também o preconceito. Estão programadas palestras e um mutirão de atendimento gratuito.
“Havendo uma colaboração global, podemos melhorar a qualidade de vida desses pacientes”, destaca o coordenador da ação, o dermatologista e professor Paulo Cunha.
A doença chamada vitiligo geralmente se inicia na primeira década de vida, sendo caracterizada por manchas brancas proveniente da destruição da célula que dá pigmento à pele. As estimativas são de que mais de 100 milhões de pessoas sofram de vitiligo, que pode ser uma doença psicologicamente devastadora e ainda sem cura. Seu tratamento inclui corticoesteróides, imunomoduladores e modalidades de luz ultravioleta.
O evento também vai coletar assinaturas para serem encaminhadas para a Secretaria-Geral da ONU, apoiando a instituição oficial do dia 25 de junho como Dia Mundial de Combate ao Vitiligo.
A programação vai até as 20h, no Ambulatório de Especialidades da FMJ, que fica na rua Francisco Telles, 222, Vila Arens.
Evento global
De acordo com a Fundação de Pesquisa em Vitiligo, a iniciativa em Jundiaí, no dia 25, ocorre simultaneamente com a programação em outros países. Nessa data, estão previstas ações em Chandigarh (Índia), Detroit (Estados Unidos), Lagos (Nigéria), Moscou (Rússia), Londres (Reino Unido), Tblisi (Geórgia) e Riga (Letônia).
José Arnaldo de Oliveira
Foto: PMJ
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original