Saúde reduz em 90% as queixas contra supermercados
Publicada em 25/06/2014 às 18:58O programa de trabalho implementado em 2013 pela Vigilância Sanitária de Alimentos (Visa Alimentos), setor da Secretaria de Saúde, reduziu em 90% as denúncias registradas no serviço 156 sobre os produtos alimentares nos supermercados e congêneres de Jundiaí. O levantamento, feito no âmbito da Vigilância em Saúde, mostra os efeitos da ênfase educativa trabalhada em conjunto com a fiscalização.
“O tipo de queixa também mudou. Somos uma equipe muito integrada e notamos que os casos de origem nos problemas nos depósitos, que chegavam a mostrar até vetores de doenças, mudaram para denúncias de falta de higiene ou organização nas áreas de acesso do próprio consumidor”, afirma a gerente da Visa Alimentos, Leila Serpa.
O número de denúncias mensais recebidas no serviço de atendimento ao cidadão caiu de uma média de 50 para abaixo de 5 neste ano. O tempo de interdição, adotada nas partes dos estabelecimentos afetadas pelo problema, também baixou para algumas horas ou, no máximo, alguns dias.
Para os integrantes da equipe da Visa Alimentos, um dos motivos é a própria ênfase educativa, que é feita de maneira insistente e repetitiva em todas as regras existentes para o bom manuseio e armazenagem de alimentos.
Cuidados
Em Jundiaí, estima o setor, existem 200 estabelecimentos desde as quitandas e pequenas mercearias até os grandes hipermercados, incluindo atacadistas. O foco principal de cuidado são os estabelecimentos maiores. “Os mercados menores, por serem geralmente negócios familiares, contam com um cuidado bastante intenso”, explica Leila.
Uma outra mudança apontada pelos integrantes da equipe é que os coordenadores de supermercados, hipermercados e atacadões agora procuram orientações da Vigilância de Alimentos quando têm dúvidas sobre alguns procedimentos.
A Secretaria de Saúde estuda agora, na Vigilância de Alimentos, novos eventos voltados para a multiplicação de boas práticas e para a abordagem educativa de procedimentos em instituições voltadas para a população de terceira idade.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Divulgação
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original