Programa Antitabagismo inicia nova turma no Complexo Argos
Publicada em 01/07/2014 às 18:57A Secretaria de Saúde inicia nesta quinta-feira (3), às 18h, uma nova turma voluntária do Programa de Apoio Intensivo ao Tabagista (Pait), voltado para pessoas que pretendem parar de fumar. O programa é reconhecido por seus resultados bem-sucedidos.
MAIS
Jundiaí abriga discussão regional de saúde de gestantes
As reuniões da turma que começa nesta quinta-feira serão no Complexo Argos. O grupo está praticamente completo, mas o programa funciona também no Núcleo Integrado de Saúde (NIS), na rua Carlos Salles Bloch, 74, Anhangabaú, com reuniões todas as últimas sextas-feiras de cada mês, a partir das 14h.
Existem também outras unidades em crescimento dos grupos na rede de saúde. Atualmente esses grupos estão funcionando nas unidades básicas UBS Fazenda Grande, UBS Novo Horizonte, UBS Agapeama e UBS Corrupira, entrando agora em andamento também nas unidades de saúde da família USF Parque Centenário e USF Vila Esperança.
“Teremos ainda uma boa mobilização em agosto, onde o aniversário do programa no dia 29 coincide com o Dia Nacional de Combate ao Fumo”, explica o médico cardiologista Carlos Henrique Costa, da coordenação do PAIT.
O método, que utiliza uma série de cinco reuniões e usa medicamentos apenas se necessárias a partir do terceiro encontro, usa o acompanhamento de uma equipe multiprofissional. Seu índice de resultados, em torno de 70% de seus mais de 700 participantes acumulados, foi destaque no mês de abril na 11ª Mostra Estadual de Experiências Exitosas de Saúde.
Educação
A ação do Pait também foi ampliada neste ano em uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Secretaria Municipal de Educação, capacitando 130 professores da 3ª série da rede municipal para uma abordagem preventiva.
O material didático para o trabalho em escolas está embasado em aspectos como as três dependências (física, psicológica e comportamental), o aspecto preventivo de doenças, os efeitos para os fumantes passivos e os benefícios de deixar o tabaco.
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: divulgação
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original