Mais um avanço nas ações de segurança pública
Publicada em 12/08/2014 às 19:40A relação de parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) para ações no município teve mais um capítulo bem-sucedido nesta terça-feira (12). O prefeito Pedro Bigardi assinou um convênio para integração com a Polícia Militar no trabalho de Educação de Trânsito e Estatística de Acidentes. A atuação conjunta com os agentes de trânsito da cidade possibilitará maior organização e fluidez da mobilidade urbana e do cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro.
“É mais um avanço nas relações com a Secretaria de Segurança Pública que estamos fazendo. Recentemente já estivemos aqui para a assinatura do convênio para instalação das câmeras de monitoramento e também já tratamos das área para a nova sede do 49º Batalhão da Polícia Militar, entre outros aspectos de segurança pública”, ressaltou o prefeito Pedro Bigardi.
Acompanhado do secretário de Transportes, Wilson Folgozi, e da diretora de Trânsito, Regina Romão, o chefe do Executivo foi recebido pelo assessor especial da SSP, Carlos Alberto Estracine, para assinatura do convênio. “A Polícia Militar é responsável pela elaboração dos boletins de ocorrência de acidentes de trânsito na cidade. Para que possamos realizar as políticas públicas voltadas à Educação no Trânsito, dependemos dos dados da PM. A integração ajudará também neste sentido”, lembrou o prefeito.
Conjunto
Para o secretário Wilson Folgozi, a promoção de ações conjuntas vão contribuir diretamente para melhoria do trânsito em Jundiaí. “Contaremos com Estatísticas de Acidentes de Trânsito, as quais vão contribuir para identificação de pontos críticos no sistema viário bem como locais de acidentalidade, além de medidas a serem tomadas pela Engenharia; Educação de Trânsito e a fiscalização propriamente dita”.
De acordo com a diretora Regina Romão, a integração vai se desdobrar para melhoria da segurança pública do município, já que a parceria permitirá inclusive a capacitação técnica integrada. “Já fizemos treinamentos de direção defensiva com nossos agentes de trânsito e guardas municipais. Estenderemos isso para os policiais militares, também”, comentou. “Nossa intenção é de sempre orientar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para um trânsito mais seguro”.
O convênio também prevê, segundo Regina, a cessão de utilização da PM de dois aparelhos etilômetros (bafômetros) e de dois decibelímetros (para medição do som), este relacionado à efetiva aplicação da lei de atividades geradoras de ruídos ( Lei do Pancadão).
Emerson Leite
Foto: Fotógrafos PJ
Baixe as fotos desta notícia na resolução original