Saúde prepara 2ª dose de vacina contra HPV para meninas

Publicada em 30/07/2014 às 17:22

A Secretaria de Saúde iniciou os preparativos para a abertura, no dia 1º de setembro, da segunda fase da vacinação contra HPV para meninas de 11 a 13 anos de idade. A campanha vai ter divulgação nacional e, em Jundiaí, o trabalho será feito nas 37 unidades básicas de saúde ou de saúde da família nos bairros.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o principal cuidado para os técnicos e profissionais envolvidos é observar o intervalo entre a primeira e a segunda doses, que é de 6 meses. A primeira fase, lançada no dia 10 de março, ultrapassou 83% do público-alvo no dia 10 de abril. Esse percentual indica que mais de 6,4 mil meninas foram vacinadas no universo estimado em 7.719 potenciais recebedoras da imunização. Mas a vacinação continuou sendo realizada posteriormente para o índice chegar próximo da cobertura total.

LEIA TAMBÉM
Semana do Bebê abre com ‘Criança Terceirizada’

A primeira dose teve boa adesão em Jundiaí

A primeira dose teve boa adesão em Jundiaí

Na estratégia dessa vacina, a imunização é importante porque em 2015 a faixa etária será reduzida para entre 9 e 11 anos de idade.

A vacinação, inédita na rede pública, voltou-se para as 15 variedades mais perigosas entre as 100 do papilomavírus humano (que tem a sigla HPV) relacionadas com doenças como câncer de colo de útero, verrugas genitais, câncer de vagina, câncer de vulva, câncer de ânus, câncer de pênis e câncer de orofaringe.

As mulheres adultas, com idades entre 25 e 64 anos, também podem realizar exames preventivas do câncer de colo de útero na rede pública de saúde. A definição da faixa etária da vacinação, de acordo com a enfermeira Maria do Carmo Barreto Possidente, se baseou em estudos epidemiológicos, que apontam melhores níveis de anticorpos quando a menina é vacinada na adolescência.

A campanha que será aberta em 1º de setembro é a segunda das três doses dessa vacinação. A terceira será marcada para o prazo de 5 anos depois das duas primeiras. Mais informações podem ser obtidas em toda a rede de unidades de saúde.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/07/30/saude-prepara-2a-dose-de-vacina-contra-hpv-para-meninas/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original