Viagem Literária na Biblioteca encanta crianças e adultos

Publicada em 09/08/2022 às 13:21

Ao som do berimbau e do pandeiro e dos versos da cantiga “Se não eu caio, se não eu caio, oi você não me empurra, se não eu caio”… as integrantes da Cia. Mandinguerias da Pracinha, Paula Castro e Camila Signorini iniciaram na manhã desta terça-feira (09), no auditório da Biblioteca Municipal Nelson Foot (BNF), a 14ª edição do Programa Viagem Literária, uma realização do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB) e SP Leituras Organização Social de Cultura.

Na plateia a integração dos alunos do 5º ano do G4 da EMEB Profa. Rute Miranda Duarte Sirilo, do bairro Terra Nova e os alunos do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cemeja), que por uma hora acompanharam e participaram ativamente da contação de história “ Na volta que o mundo deu” e das brincadeiras.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: foto do auditório da Biblioteca Nelson Foot, com crianças sentadas nas poltronas acompanhando a apresentação de artista
A contadora de história Paula Castro interagindo com a plateia da 14ª Viagem Literária da BNF

Para as duas contadoras de histórias, ter na plateia crianças e adultos é sempre certeza de uma apresentação muito rica, cheia de trocas e boas risadas. Segundo Paula Castro, a criança sonha, deixa a imaginação tomar conta do tempo que a história vai se desenrolando, enquanto que o adulto volta no tempo e relembra seus momentos de criança.

Já Camila Signorini destacou que a integração acontece bem no início da apresentação quando o som do berimbau ainda baixo e ela cumprimenta o público com um sonoro bom dia. “Eu acordo a plateia, a resposta às vezes vem fraca e eu repito, bom dia pessoal! Hoje é um ótimo dia para uma boa história, e aí o público responde: Sim! É nesse momento que o encanto acontece, e a viagem está garantida”, explicou Camila.

No palco do auditório da BNF as contadoras de histórias e as representantes da plateia

As “Mandingueiras da Pracinha”, desde 2017 realizam esse trabalho. Na Viagem Literária 2022, iniciaram suas apresentações na segunda-feira (08) em Itatiba e depois de passarem pela Biblioteca de Jundiaí, ainda irão com suas histórias para as bibliotecas das cidades de Santana do Parnaíba, Itapevi e São Paulo, na Biblioteca Villa Lobos.

O programa Viagem Literária 2022 será desenvolvido em mais 64 bibliotecas do Estado de São Paulo, num total de 128 ações culturais realizadas por 15 grupos de contadores de histórias e dirigidas a público de todas as idades. Na Biblioteca Nelson Foot um novo encontro no período da tarde também aconteceu.

Alunos da EMEB Profa. Rute Miranda Duarte Sirilo e do CEMEJA formaram a plateia

A Unidade de Gestão de Cultura, responsável pela administração da Biblioteca também programou para a Viagem Literária 2022, a apresentação do Grupo de Capoeira Brasil, sob o comando de mestre Ilson, como forma de difundir a capoeira como manifestação de cultura popular.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/09/viagem-literaria-na-biblioteca-encanta-criancas-e-adultos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original