Apoiar as atividades de associações e entidades que atuam de forma reconhecida na causa animal

Programa de Governo: Meio Ambiente Protegido

Unidade Responsável: Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente

O que foi feito: Promoção de reuniões com grupos protetores para alinhamento das necessidades das ONGs reconhecidas no município. Realização de atendimento clínico, exames laboratoriais e de imagem, consultas veterinárias, microchipagem e castração diretamente para cães e gatos das ONGs, protetores independentes e munícipes. Com 2425 castrações, 1945 atendimentos e 2191 exames laboratoriais e de imagem realizadas durante o ano de 2018, o Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), ligado à Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), superou as 1682 castrações, 1600 atendimentos e 2042 exames realizados em 2017. Ainda são realizadas palestras em escolas com as crianças do ensino fundamental. Somente na atividade educativa a ampliação foi de 54%, passando de 1,1 mil estudantes para 1,7 mil alunos. O órgão também é ponto de adoção permanente, com mais de 100 animais, entre cães e gatos, à espera de uma família.

A Prefeitura de Jundiaí e a Associação Mata Ciliar assinaram em 2019 um novo convênio. Além do contrato já firmado entre poder público e a associação para projetos de educação ambiental entre alunos da rede municipal, a Associação passará a receber animais silvestres da cidade para acolhimento, tratamento e soltura.

O convênio também inclui responsabilidade pelo treinamento do pessoal que acolhe os animais. Este tem vigência de 12 meses e o valor total do repasse da prefeitura à OSC é de R$ 307.700,00 (R$ 25,6 mil mensais).