Implantar Programa Procon nos Bairros para descentralizar o atendimento ao público

Programa de Governo: Gestão Eficiente e Responsável

Unidades Responsáveis: Unidade de Gestão de Negócios Jurídicos e Cidadania e PROCON

O que foi feito: No Procon Móvel, de 2017 a 2019, foram realizadas 186 ações nos bairros e 1.480 atendimentos aos munícipes. Já nas outras formas de descentralização do atendimento ao público, em 2018, foi realizada campanha na mídia para divulgação da plataforma pública online de solução de conflitos “consumidor.gov”, tendo em vista o aumento de acessos e o alto índice de resolutividade da plataforma, como incentivos aos consumidores para utilização desse meio eletrônico de solução de conflitos. No ano foram registradas 2.700 reclamações. Foi realizado o lançamento do site do Procon Jundiaí, que teve como objetivo central disseminar informação e possibilitar acesso a serviços oferecidos na própria ferramenta. Em 2019 houve o lançamento do Procon Conecta que consiste na disponibilização de um espaço físico e de atividades destinadas a ensinar e promover a utilização de meios digitais para a solução de demandas de consumo, em especial a plataforma consumidor.gov. No ano foram registradas 3.755 reclamações.
No 1º semestre de 2020, foram realizadas 16 ações nos bairros e 150 atendimentos aos munícipes. Foram computados neste período o registro de 25 CIP’s (Carta de Informação Preliminar) e 08 reclamações. Já em relação a outras formas de descentralização do atendimento ao público, foi atingido o número de 2.495 registros de reclamações através da plataforma “consumidor.gov”, sendo um aumento de 17 % comparado ao mesmo período de 2019.