Esporte e Lazer Entregue

Implantar pistas de caminhada, ciclovias (onde couber) e academias ao ar livre em todas as regiões da cidade para disseminar a cultura da vida saudável

Programa de Governo: Pacto pelo Esporte e Vida Saudável

Unidades Responsáveis: Unidade de Gestão de Esporte e Lazer, Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente e Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos

O que foi feito: Foram implantadas pistas de caminhada no período de 2017 e 2018, sendo uma no CECE do Bairro Fazenda Grande, uma no Bairro Maringá e uma no CECE Antônio Iacovino. Porém, ainda não foram implantadas academias ao ar livre nos CECEs Bolão, Romão de Souza, Benedito de Lima e Dal Santo, além da manutenção constante nas academias já existentes. Há também o desenvolvimento dos projetos cicloviários, como Av. Luís Latorre, Av. Jundiaí, Av. Pincinato. Além da revitalização das ciclovias e de pistas de caminhada no Parque da Cidade.

O Plano Cicloviário já possui estudos preliminares de parte das ciclovias que o compõem, porém, o desenvolvimento do projeto básico e sua implantação ficam condicionados à falta de levantamento planialtimétrico. Já em 2019, alguns EIV’s em andamento indicaram como ações de contrapartida pistas de caminhada e ciclovias, tais como: ciclovia interligando o trecho existente na Av. Caetano Gornati, passando pela Av. Antonio Frederico Ozanam até chegar à Av. Prefeito Luis Latorre, na ciclovia a ser implantada este ano pela Prefeitura, calçada de um lado da Av. Francisco Nobre, no Medeiros, em toda sua extensão. Foi aberta a licitação para contratação do projeto executivo dos seguintes trechos: ciclovia ligando a Rodoviária ao Terminal Central, comtemplando os trechos das Avenidas Jundiaí, Coleta Ferraz de Castro, Pedro Blanco da Silva, Manoela Lacerda Vergueiro e Avenida 9 de Julho, ciclovia na rua Elias Juvenal de Mello, conectando a Avenida Jundiaí a Avenida Marginal do Córrego das Valquírias, ciclovia na avenida Osmundo dos Santos Pelegrini, ciclovia e calçada na avenida Henrique Brunini, ciclovia e calçada na avenida José Benassi, calçadas do entorno do Instituto Luiz Braille e do cece Nicolino de Luca, calçadas desde a praça Tiradentes até a praça dos Andradas, calçadas do entorno das EMEBs Ivo de Bona e Luiz Bárbaro. Além disso, foi entregue para orçamento e consequente licitação de obra o projeto executivo de ciclovia e calçada para a avenida Prefeito Luiz Latorre. Foram realizados cerca de 3.040 metros de pistas de caminhadas como por exemplo na Praça com Conceito Pet Família do Eloy Chaves, na revitalização do entorno do Lago azul, na Av. Nove de Julho entre outros.

O projeto de implantação de Ciclovia na Av. Luiz Latorre encontra-se elaborado, pronto para início da licitação a qual ocorrerá em breve. Foram instaladas academias em 06 praças até o momento, com previsão de instalação de mais 39 instalações em outras praças no município. Com recursos provenientes do FINISA, diversas academias ao ar livre vêm sendo instaladas no município. Foi realizada a aquisição de 3 academias de treinamento resistido (instaladas no CECE Romão de Souza, CECE Nicolino de Luca e CECE Francisco Dal Santo). Foi realizada a revitalização no entorno do lago azul (1260m), Centro Esportivo Fazenda Grande (380m) e revitalização do canteiro central da 9 de julho (500m). Em 2020 foi construído aproximadamente 500m de pista de caminhada no CECE Romão de Souza, a Praça do Ciclista, fora que, alguns EIV’s que indicaram ações de contrapartida como pistas de caminhada e ciclovia estão em andamento, sendo elas: a) ciclovia interligando o trecho existente na Av. Caetano Gornati, passando pela Av. Antonio Frederico Ozanam até chegar à Av. Prefeito Luis Latorre, a ser implantada este ano pela Prefeitura; b) ciclovia ligando a Rodoviária ao Terminal Central, comtemplando os trechos das Avenidas Jundiaí, Coleta Ferraz de Castro, Pedro Blanco da Silva, Manoela Lacerda Vergueiro e Avenida 9 de Julho; c) ciclovia na rua Elias Juvenal de Mello, conectando a Avenida Jundiaí a Avenida Marginal do Córrego das Valquírias; d) ciclovia na avenida Osmundo dos Santos Pelegrini; e) ciclovia e calçada na avenida Henrique Brunini; f) ciclovia e calçada na avenida José Benassi; g) calçadas do entorno do Instituto Luiz Braille e do CECE Nicolino de Luca; h) calçadas desde a praça Tiradentes até a praça dos Andradas; i) calçadas do entorno das EMEBs Ivo de Bona e Luiz Bárbaro.