O paciente com COVID-19 e todas as pessoas que residem com ele devem permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias, desde a data de início dos sintomas. Caso outro familiar da casa também inicie sintomas gripais, somente essa pessoa deverá reiniciar o isolamento por mais 14 dias, a partir do surgimento dos sintomas.
Precauções para o doente
A pessoa doente deve permanecer em quarto isolado, com boa circulação de ar. Em idas ao banheiro ou outro ambiente obrigatório, o doente deve obrigatoriamente usar máscara. Depois de usar o banheiro, nunca deixe de lavar as mãos com água e sabão e sempre limpe vaso sanitário, pia, manopla da torneira, interruptor de luz e demais superfícies com álcool 70% ou solução de água sanitária (250 ml de água sanitária para 1 litro de água) para desinfecção do ambiente.
Alguns itens da pessoa doente devem ser separados:
Precauções do cuidador
O cuidador deve utilizar máscara quando estiver perto do paciente. Caso a máscara fique úmida ou com secreções, deve ser trocada imediatamente. Nunca tocar ou mexer na máscara enquanto estiver perto do paciente. Após retirar a máscara, o cuidador deve lavar as mãos.
Precauções gerais
Toda vez que lavar as mãos com água e sabão, dar preferência ao papel toalha. Caso não seja possível, utilizar toalha de tecido. Sempre que ficar úmida, a toalha de tecido deve ser trocada;
Todos os moradores da casa devem cobrir a boca e o nariz quando forem tossir ou espirrar;
Evitar contato com as secreções do paciente. Quando for descartar o lixo do paciente utilizar luvas descartáveis;
Limpar frequentemente (mais de uma vez por dia) as superfícies que são frequentemente tocadas com solução contendo água sanitária (250 ml de água sanitária em 1 litro de água). Faça o mesmo para banheiros ou toaletes;
Lave as roupas pessoais, roupas de cama e roupas de banho do paciente separadamente, com água e sabão.