Câncer durante a pandemia

O paciente oncológico ou com câncer faz parte do grupo de risco para a Covid-19, assim como as pessoas com idade acima de 60 anos e aquelas com doenças crônicas, como diabetes,  doenças cardiovasculares e respiratórias ou com imunidade baixa, e possuem um risco maior de terem complicações graves se forem contaminadas pelo coronavírus.

Em situação de pandemia é extremamente importante que os pacientes oncológicos entendam que estando no tratamento oncológico, seja ele cirúrgico ou clínico com uso de quimioterápicos e radioterapia, estão fazendo esse tratamento justamente para tratar essa doença que também pode ser fatal. Portanto, para pacientes que estão em tratamento oncológico a orientação é não interromper o tratamento por conta própria, não importando a fase.

Converse com seu médico ou com suas equipes médicas e discutam se o tratamento pode sofrer algum tipo de adaptação, que permita com que tenha uma menor necessidade de sair de casa.

O paciente oncológico deve continuar seu tratamento, porém se não tem necessidade de ir a um hospital por determinação da equipe médica, permaneça em casa, como toda a população.

Quer saber mais ?

Sugerimos os links a baixo:
https://www.inca.gov.br/perguntas-frequentes/cancer-e-coronavirus-covid-19
https://coronavirus.sboc.org.br/coronavirus/
https://www.accamargo.org.br/noticias/o-coronavirus-e-o-paciente-oncologico

– As informações publicadas são organizadas para ajudar o paciente e familiares a realizar prevenção e diagnosticar precocemente possíveis patologias;
– Evite o auto-tratamento;
– Sempre consulte seu profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento.

 

    FAQ - Tire suas dúvidas