Exames

RT-PCR
Teste padrão ouro para diagnóstico laboratorial de COVID-19 que consiste na detecção de SARS-CoV-2 por meio de amplificação de sequências conservadas do vírus. Apresenta especificidade próxima de 100%, porém sensibilidade variável de 63% a 93% conforme data do início dos sintomas, dinâmica viral e qualidade, manuseio, transporte e conservação do espécime clínico coletado. Como a acurácia diagnóstica está diretamente relacionada à cinética viral, apresenta maior positividade quando realizado até o 8º dia do início das manifestações clínicas. Usualmente é executado a partir de amostras do trato respiratório superior, colhidas por meio de swab nasal ou de orofaringe. Dentre as desvantagens do teste estão o tempo despendido entre a coleta e a disponibilização dos resultados e a necessidade de estrutura física especializada e equipe técnica qualificada. O Resultado demora de 12 a 24 horas. No município de Jundiaí atualmente o teste de RT-PCR esta disponível para a realização de Vigilância Epidemiológica.


TESTES SOROLÓGICOS
Testes auxiliares para diagnóstico laboratorial ou triagem de COVID-19 que consistem na detecção de anticorpos da classe IgA, IgM e IgG contra SARS-CoV-2 por meio de técnica de ELISA (Enzime-Linked Immunosorbent Assay ) ou IgM e IgG por métodos imunocromatográficos (Testes Rápidos). Em função das variações na concentração de IgA, IgM e IgG nas diferentes fases da infecção, apresentam melhor acurácia se realizados após o 8º dia do início dos sintomas. A realização desses testes antes do prazo estipulado implica em valor preditivo negativo significativamente baixo, impedindo a exclusão da doença em pacientes sintomáticos. A detecção de anticorpos IgA e IgM parece se iniciar ao 5º dia e de IgG a partir do 10º a 18º dia do início das manifestações clínicas.

ATENÇÃO
Tendo em vista a resposta vacinal esperada, com produção de anticorpos, os testes imunológicos não são recomendados para diagnóstico de COVID-19 em indivíduos vacinados, portanto, o exame não está disponível nos serviços de saúde de Jundiaí.

PESQUISA DE ANTÍGENO
Testes para detecção rápida e qualitativa do antígeno do SARS-CoV-2 em amostras de swab nasal ou nasofaringeal, baseados na metodologia imunocromatográfica.

Os Testes Rápidos de Antígenos têm recomendação de uso e aplicação para pacientes sintomáticos (1º ao 7º dia), considerando o dia inicial de sintomas como dia ZERO. A realização deste teste não é indicada para pacientes assintomáticos, pois podem apresentar baixa carga viral e, assim, resultar em falsos negativos.
As vantagens deste teste são a rapidez no resultado (15 a 20 minutos) e a facilidade na realização em locais sem estrutura laboratorial, sendo muito úteis, especialmente em serviços de urgência, auxiliando no diagnóstico e tomada de decisão e condutas no âmbito municipal. A Pesquisa de Antígeno está disponível nos serviços municipais que atendem pacientes com Síndrome Gripal (UPA VETOR OESTE, PA HORTOLÂNDIA e PA RETIRO), para crianças e adultos

FAQ - Tire suas dúvidas