Exames

RT-PCR (“swab”)
Esse exame é considerado o melhor método para diagnosticar a doença ativa. É realizado entre o 4º e o 7º dia do início dos sintomas e usa amostra de secreção do nariz e da boca do paciente para a pesquisa do material genético do vírus.

Em Jundiaí, o PCR para COVID-19 está sendo realizado em indivíduos maiores de 2 anos que apresentem sintomas gripais.

Teste Rápido
Através de uma gota de sangue obtido da ponta do dedo do paciente, o exame busca anticorpos contra o novo coronavírus. A vantagem desses testes é a obtenção de resultados rápidos. Como o teste rápido não possui a mesma sensibilidade que os demais métodos, é importante ter a orientação de um médico para que todo o quadro clínico do paciente seja avaliado e não somente o teste.

No município de Jundiaí, a Prefeitura disponibiliza a testagem rápida para munícipes acima de 02 anos que apresentem sintomas de Síndrome Gripal, mas que já passaram do período para coleta do PCR (4 a 7 dias do início dos sintomas). A coleta será agendada a partir do 14º dia do início dos sintomas, desde que o paciente permaneça em isolamento domiciliar.

Além disso, a prefeitura também disponibiliza a testagem rápida de munícipes que morem na mesma casa de uma paciente positivo para COVID-19, desde que o isolamento domiciliar esteja sendo cumprido.

Sorologia
Esse exame detecta anticorpos contra o novo coronavírus, principalmente IgA, IgM e IgG. Para que o teste tenha maior sensibilidade, é recomendado que seja realizado, pelo menos, 10 dias após o início dos sintomas. Isso se deve ao fato de que a produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo após a exposição ao vírus. Realizar o teste de sorologia fora do período indicado, pode resultar num resultado falso negativo.

FAQ - Tire suas dúvidas