O que é o coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infeções respiratórias. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. Seu nome vem do fato de o vírus possuir uma camada externa que parece uma coroa.

O novo agente do coronavírus (SARS-CoV-2) foi descoberto em 31/12/19 após serem observados alguns casos de uma pneumonia atípica na cidade de Wuhan, China. Como nunca tivemos contato com o novo vírus antes, não temos imunidade para combatê-lo. O novo coronavírus provoca uma doença chamada COVID-19.

A COVID-19 apresenta um quadro clínico variável. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% das pessoas infectadas são assintomáticas ou apresentam quadros leves, muito semelhante a um resfriado comum ou uma gripe leve. Porém, aproximadamente 20% dos pacientes apresentam quadros mais severos, necessitando de atendimento hospitalar sobretudo devido à dificuldade respiratória. Desses pacientes, cerca de 5% evoluem para insuficiência respiratória tendo necessidade de suporte ventilatório.

FAQ - Tire suas dúvidas