Saúde emocional durante a pandemia

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a pandemia do novo coronavírus nos lembra que “A saúde mental é tão importante quanto à saúde física. À medida em que os impactos sociais e econômicos da pandemia se expandem, podemos esperar um aumento das condições de saúde mental, como depressão, ansiedade e uso de substâncias.”

Pensando nisso, a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois canais nos quais você pode contar com profissionais de saúde para suporte emocional. Por telefone, entre em contato com o Disk 156 Coronavírus e solicite falar com o profissional do suporte emocional. Se preferir, entre no site ou APP da Prefeitura para conversar virtualmente com um profissional do Chat Apoio Emocional.

Pesquisas realizadas em diferentes países têm mostrado aumento do sofrimento emocional durante a pandemia, o que acontece com maior frequência entre profissionais da saúde, crianças e adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e com condições de saúde mental preexistentes. Outras condições, como pobreza e violência doméstica, também aumentam os riscos emocionais. Assim, é fundamental criar estratégias pessoais, familiares e comunitárias para que estes riscos sejam minimizados.

Nesse sentido, algumas atitudes podem fazer a diferença:

Clique aqui para ver os vídeos sobre cuidados em saúde emocional  produzidos pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde.

Chat Coronavírus Suporte Emocional
    FAQ - Tire suas dúvidas