UBSs não fecham mais no almoço
Publicada em 07/01/2013 às 19:09As 36 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município não fecham mais no horário do almoço, das 12h às 13h. A nova medida entrou em vigor nesta segunda-feira (07). Com a mudança, a população, que antes precisava esperar na parte externa das unidades pelo retorno do atendimento, pode agora aguardar dentro da UBS. Os serviços de rotina, como consultas, exames, vacinação e entrega de medicamentos, continuam nos horários normais – das 8h às 11h e das 13h às 17h.
Leia mais
Em cerca de 60 dias, Jundiaí terá mini hospital
Bigardi inicia estudo para a construção de novo hospital
“O que mudou é o acolhimento ao usuário. Até então, as pessoas tinham que aguardar embaixo de sol, chuva, sem local adequado para sentar, enfim, sem nenhum tipo de conforto.
Agora, elas podem esperar o retorno do atendimento de forma mais digna. Isso faz parte da nossa proposta de humanizar o atendimento”, frisou o secretário de Saúde, Cláudio Miranda.
Para permitir a alteração, a Secretaria de Saúde fez rodízio no horário do almoço dos servidores públicos. “Agora, o próximo passo é estender o horário de atendimento no almoço e até mais tarde. Os estudos para isso já foram iniciados, assim como os estudos para que os Pronto-Atendimentos da Ponte São João e do Retiro passem a funcionar 24 horas” ressaltou o secretário.
Aprovação
Quem chegou adiantado para a consulta, aprovou a novidade. “Imagina ficar no sol, esperando. Ainda bem que agora posso aguardar aqui dentro”, disse o autônomo Darci Francisco da Silva, na sala de espera da UBS Central. O aposentado Manoel Francisco dos Santos também ficou satisfeito. “Foi uma ótima mudança.”
Até fevereiro, a Prefeitura de Jundiaí fará a troca de prédios entre a UBS do Centro e o Pronto-Atendimento, localizado na mesma região.
A mudança possibilitará a abertura de 40 leitos, o que vai ajudar a desafogar o Hospital São Vicente de Paulo e permitirá a realização de um maior número de cirurgias eletivas no local. “Estamos reorganizando tudo. Temos muitos gargalos para resolver”, acrescentou Miranda.
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original