UBSs não fecham mais no almoço

Publicada em 07/01/2013 às 19:09

As 36 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município não fecham mais no horário do almoço, das 12h às 13h. A nova medida entrou em vigor nesta segunda-feira (07). Com a mudança, a população, que antes precisava esperar na parte externa das unidades pelo retorno do atendimento, pode agora aguardar dentro da UBS. Os serviços de rotina, como consultas, exames, vacinação e entrega de medicamentos, continuam nos horários normais – das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Leia mais
Em cerca de 60 dias, Jundiaí terá mini hospital
Bigardi inicia estudo para a construção de novo hospital

UBSs não fecham mais no horário do almoço, das 12h às 13h

UBSs não fecham mais no horário do almoço, das 12h às 13h

“O que mudou é o acolhimento ao usuário. Até então, as pessoas tinham que aguardar embaixo de sol, chuva, sem local adequado para sentar, enfim, sem nenhum tipo de conforto.

Agora, elas podem esperar o retorno do atendimento de forma mais digna. Isso faz parte da nossa proposta de humanizar o atendimento”, frisou o secretário de Saúde, Cláudio Miranda.

Para permitir a alteração, a Secretaria de Saúde fez rodízio no horário do almoço dos servidores públicos. “Agora, o próximo passo é estender o horário de atendimento no almoço e até mais tarde. Os estudos para isso já foram iniciados, assim como os estudos para que os Pronto-Atendimentos da Ponte São João e do Retiro passem a funcionar 24 horas” ressaltou o secretário.

Medidas serão adotadas para melhoria do sistema, afirma Miranda

Medidas serão adotadas para melhoria do sistema, afirma Miranda

Aprovação
Quem chegou adiantado para a consulta, aprovou a novidade. “Imagina ficar no sol, esperando. Ainda bem que agora posso aguardar aqui dentro”, disse o autônomo Darci Francisco da Silva, na sala de espera da UBS Central. O aposentado Manoel Francisco dos Santos também ficou satisfeito. “Foi uma ótima mudança.”

Até fevereiro, a Prefeitura de Jundiaí fará a troca de prédios entre a UBS do Centro e o Pronto-Atendimento, localizado na mesma região.

A mudança possibilitará a abertura de 40 leitos, o que vai ajudar a desafogar o Hospital São Vicente de Paulo e permitirá a realização de um maior número de cirurgias eletivas no local. “Estamos reorganizando tudo. Temos muitos gargalos para resolver”, acrescentou Miranda.

Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/01/07/ubss-nao-fecham-mais-no-horario-do-almoco/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original