Coordenadoria da Pessoa com Deficiência começa ser definida

Publicada em 14/01/2013 às 19:03

A estrutura da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida foi discutida em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (14), com o prefeito Pedro Bigardi e representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, do NAPD (Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência) e da sociedade civil.

A reunião ocorreu nesta segunda-feira (14), no Paço Municipal

A reunião ocorreu nesta segunda-feira (14), no Paço Municipal

A criação do órgão, ligado à Secretaria da Casa Civil, deve passar em fevereiro por votação na Câmara Municipal, junto com a mini reforma administrativa a ser feita.

Ao todo, cinco coordenadorias devem ser criadas: Igualdade Racial, Apoio aos Conselhos Municipais, Mulher, Idosos e Juventude. “Todas elas terão o papel de elaborar políticas junto com o gabinete do prefeito.

Elas poderão dialogar com todas as secretarias, e isso é muito importante. Estamos com boas expectativas”, frisou o prefeito Pedro Bigardi.

A coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, além de coordenar, planejar, executar e fiscalizar questões ligadas ao segmento, pretende ampliar o debate sobre a Cidade Universal. “O município tem que garantir acesso não só às pessoas com deficiência, mas a todos: idosos, obesos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida temporariamente, por acidentes. Vamos trabalhar para isso”, afirmou o diretor, Reinaldo Fernandes, que vai assumir a coordenadoria.

Reinaldo Fernandes, que vai assumir a coordenadoria

Reinaldo Fernandes, que vai assumir a coordenadoria

Na última semana, Fernandes discutiu, com as Secretarias de Cultura, Obras, Planejamento e Meio Ambiente, o projeto que propõem mudanças de acessibilidade na Sala Glória Rocha.

No local, serão instaladas rampas, piso tátil, corrimão, entre outras melhorias. “Temos vários projetos e já estamos conversando sobre eles.”

Raio-X
O último Censo realizado pelo IBGE, em 2010, revelou que 23,91% da população brasileira têm alguma deficiência (visual, auditiva, física ou mental), o que equivale a 45 milhões de cidadãos. Em Jundiaí, existem um pouco mais de 86 mil pessoas com deficiência.

Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/01/14/comeca-a-ser-estruturada-a-coordenadoria-da-pessoa-com-deficiencia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original