Exposição no Polytheama une literatura e artes plásticas

Publicada em 15/01/2013 às 10:37

A população de Jundiaí ganhou mais uma atração cultural. Aberta oficialmente no sábado (12), a exposição “As Cidades Invisíveis” reúne 27 obras da artista jundiaiense Lígia Rodrigues, na Galeria de Artes Fernanda Ferracini Milani, que fica no Teatro Polytheama. A mostra une técnicas de frotagem (esfregação) e monotipia (única cópia), baseadas na literatura de Ítalo Calvino.

Leia também
Museu da Companhia Paulista terá recuperação de telhado
Cultura discute acessibilidade para a Sala Glória Rocha

Lígia, Tércio e Carla Pagani, da Cultura: evento no Polytheama

Lígia, Tércio e Carla Pagani, da Cultura: evento no Polytheama

Para Tércio Marinho, secretário de Cultura, a exposição é uma oportunidade educativa e cultural. “Os visitantes terão acesso a um clássico da literatura italiana, com possibilidade de ampliar os conhecimentos e incentivar o processo investigativo, além de despertar o interesse em busca de mais informações sobre artes plásticas.”

Ainda de acordo com Marinho, a exposição marca o início de um dos projetos da nova administração em valorizar e estender a cultura a todos os bairros da cidade. “Iremos investir na educação cultural, a pedido do prefeito Pedro Bigardi, levando a programação até a população, ocupando todos os espaços públicos, mantendo o mesmo nível de qualidade e público, sempre com dignidade e acessibilidade.”

Paisagens
Formada em Artes Plásticas e Mestre em Artes pela Unicamp, Lígia, 33 anos, retrata na primeira exposição individual gravuras com paisagens urbanas e arquitetura. Inspirada no livro clássico de Ítalo Calvino, a artista transforma e dá vida ao texto por meio de imagens que começou a fazer em 2010.

“Há anos tive esta inspiração e transformei as cidades citadas no livro em imagens, mesclando objetos da infância e técnicas das artes plásticas”, explica Lígia.

Para que os visitantes possam entender mais as obras, a artista deixa à disposição o livro para a consulta do texto. Esta ação marca o início da série de exposições previstas para este ano. A mostra pode ser visitada durante todo o mês de janeiro na galeria do teatro, que fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro.

Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/01/15/exposicao-no-polytheama-une-literatura-e-artes-plasticas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original