Mobilidade urbana é discutida em reunião

Publicada em 15/01/2013 às 21:56

Intervenções necessárias, estudos estruturais e reestruturação da mobilidade urbana de Jundiaí foram discutidos em reunião, na manhã desta terça-feira (15), entre o prefeito Pedro Bigardi e os secretários Dinei Pasqualini (Transportes), Júnior Aprilanti (Obras), Daniela da Câmara (Planejamento e Meio Ambiente) e Reinaldo Fernandes (Coordenadoria de Apoio aos Deficientes).

Leia também
Desenvolvimento quer reativar transporte ferroviário

Na reunião foi decidido a criação de uma agenda de trabalho que será definida nos próximos dias

Na reunião foi decidido a criação de uma agenda de trabalho que será definida nos próximos dias

O prefeito Pedro Bigardi ressaltou a necessidade de a cidade ter um plano viário, mesmo que este estudo demande tempo. Porém, ações imediatas precisam ser colocadas em prática. “Temos um estrangulamento na mobilidade e devemos pensar em alternativas em curto, médio e longo prazo. Não podemos esperar o plano viário ser concluído e intervenções precisam ser feitas imediatamente”, orientou.

O grupo de trabalho também discutiu sobre o trevo da avenida Jundiaí e de outras intervenções necessárias, além da implantação do BRT (Bus Rapid Transit), que será uma das alternativas no transporte coletivo. O prefeito explicou a necessidade de Jundiaí ter plano viário, pois é essencial para conseguir recursos junto ao Governo Federal.

Ações
Dinei Pasqualini comentou que enviou 32 projetos para avaliação da Secretaria de Obras, com pequenas intervenções que podem melhorar alguns focos que atrapalham a mobilidade. Daniela da Câmara e Júnior Aprilanti também falaram sobre projetos existentes em suas secretarias e, com base nestas informações, o prefeito Pedro Bigardi solicitou que as demais pastas reunissem estes documentos para avaliação, possíveis adequações e a criação de uma agenda para avaliação.

Consultoria
Para acelerar este processo, o prefeito sugeriu a contratação de uma consultoria para avaliar as melhores alternativas em obras viárias. “Também iremos conhecer algumas experiências bem sucedidas. Em Bogotá, por exemplo, a administração pública revolucionou o trânsito com investimento viário. Curitiba também é outra referência neste assunto”, comentou.

Acesso
Outra preocupação do plano viário é a questão da mobilidade do portador de deficiência. O objetivo é incluir soluções que contemplem a acessibilidade e com segurança.

Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/01/15/mobilidade-urbana-e-discutida-em-reuniao-na-prefeitura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original