Obra emergencial no Sorocabana vai conter enchentes

Publicada em 15/01/2013 às 10:57

Há anos os moradores do Jardim Sorocabana sofrem com as enchentes do início do ano. Centenas de pessoas que sempre perdiam móveis e pertences pessoais, a partir de agora, terão uma nova história para contar. Como compromisso de governo, nesta segunda-feira (14), o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, acompanhado pelo coordenador da Defesa Civil, Eduardo Luiz Carbonari, e uma equipe de engenheiros, se reuniu com mais de 50 moradores para discutir o início da obra que pretende amenizar o problema.

Leia também
Defesa Civil se une a moradores para ações imediatas

Moradores irão receber a tão esperada obra pela nova administração

Moradores irão receber a tão esperada obra pela nova administração

“Esta será uma forma emergencial de conter os prejuízos daqueles moradores, a pedido da Defesa Civil. A prefeitura vai fornecer maquinário, mão de obra e material. Sabemos que o local precisa ser reurbanizado, mas, por enquanto, estamos atendendo a uma demanda voltada ao período das chuvas”, explica Leite.

O trabalho já deve ter início na terça-feira (15). A obra consiste na execução de um sistema semelhante a uma comporta, com objetivo de escoar para o Rio Jundiaí toda a água da vala que fica atrás das casas.

Parceria
Uma bomba de sucção também será instalada no local e será acionada automaticamente com a subida da água. Possivelmente, ainda conforme o secretário, haverá um sinal sonoro para avisar aos moradores. “O problema é a vala que acompanha todo o bairro. Com água pluvial e esgoto, ela chega ao rio Jundiaí e com o aumento do nível do rio, a água volta e chega até as casas”, explica Claudemir Pinheiro, morador do bairro há 20 anos.

A obra será executada em parceria com os moradores, que durante anos reivindicaram uma solução. No sábado (12), durante a visita da equipe integrada que visitou as áreas de risco da cidade, as famílias deram a ideia e a prefeitura se mobilizou para executar a reunião.

“Fiquei o ano passado inteiro conversando com o antigo governo sobre as possibilidades de ajudar os moradores e nunca houve nenhum acordo. Agora, dei minha ideia e finalmente vamos receber a tão esperada obra”, lembra Pinheiro.

Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/01/15/obra-emergencial-no-jardim-sorocabana-vai-conter-enchentes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original