Defesa Civil se une a moradores para ações imediatas

Publicada em 14/01/2013 às 14:29

Os técnicos da Defesa Civil, Thiers Marques e César Brayner, acompanhados por Eduardo Luiz Carbonari, coordenador da área, e por Aguinaldo Leite, secretário de Serviços Públicos, visitaram todas as áreas de risco de deslizamentos de terra e enchentes da cidade, neste fim de semana. Nenhuma família precisou ser retirada de sua casa, por causa de riscos iminentes.

A decisão para estender o período semanal dos trabalhos partiu do prefeito Pedro Bigardi, com base nos índices que ainda apontavam a essas áreas o estado de alerta máximo. Desde o final da tarde deste domingo (13), porém, todas as áreas de risco saíram da classificação de estado de alerta máximo. A que registrou maior volume acumulado de chuva foi Jundiaí Mirim, 29 milímetros.

Leia mais
Estado de alerta máximo em razão das chuvas

Visitas
Ainda que com o horário avançado (22h do sábado), a equipe técnica da Defesa Civil estava no Jardim Sorocabana, em vistoria às áreas de risco. “Precisávamos entrar no meio do mato para verificar o nível de água do córrego. E, com a companhia dos próprios moradores, pudemos fazer isso e com sucesso”, disse Carbonari. “Constatamos que não se tratava da iminência de enchentes, que tanto prejudica aquela região”, destacou.

Foram tantas as informações passadas pelo presidente da Sociedade Amigos de Bairros Sorocabana, Claudinei Pinheiro (o Cláudio), à equipe técnica, que o secretário de Serviços Públicos agendou uma reunião, no Paço Municipal,para esta segunda-feira (14), às 17h. Alguns moradores do Sorocabana, acompanhados por Cláudio, estarão com o secretário e membros da Defesa Civil, neste encontro.

Outras áreas, como Jardim São Camilo, Jardim Tamoio e Tulipas também foram vistoriadas. “Com a contribuição de Reginaldo Dias, líder do bairro, também pudemos percorrer as áreas do Jardim São Camilo. Isso no domingo, pela manhã”, continua Carbonari. “Lá, agendamos reuniões periódicas, no salão da igreja, que tem capacidade para 60 pessoas e, então, vamos passar a discutir os problemas daquela região de maneira mais próxima aos moradores”, avisou o coordenador.

No Jardim das Tulipas, o representante da Sociedade Amigos de Bairros, Dorival Benedito Bueno, também se dispôs a contribuir com a equipe técnica. Ele passou informações que serão discutidas em reuniões agendadas, no próprio bairro.

Empenho
O prefeito Pedro Bigardi destacou a importância do trabalho conjunto dos diversos órgãos da prefeitura que inclui a Casa Civil, Serviços Públicos, Obras, Fumas, Guarda Municipal, Comunicação Social, DAE, e Assistência Social coordenadas pela Defesa Civil. “Isto é fruto da reunião realizada na sexta-feira (11), em que foram traçadas as ações de como gerenciar este trabalho”, comentou.

O Chefe do Executivo também frisou o empenho das equipes que estão monitorando as áreas de risco. “Todos estão de prontidão e verificando de perto estes locais. É com satisfação que elogio os envolvidos neste trabalho que têm a missão de garantir a segurança dos moradores destas áreas e de toda Jundiaí. O grupo atendeu prontamente à convocação e vamos continuar este trabalho”, concluiu o prefeito Pedro Bigardi.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/01/14/defesa-civil-se-une-a-moradores-para-acoes-imediatas/