Estado de alerta máximo em razão das chuvas

Publicada em 14/01/2013 às 11:43

A Defesa Civil informa que, desde às 14h desta quinta-feira (10), a cidade está em estado de alerta máximo. Esta classificação se justifica pelo acumulado do volume de chuvas dos últimos três dias ter ultrapassado o limite estabelecido, que é de 80mm.

A aferição dos dados pluviométricos, às 14h desta quinta, indicou 103mm de chuva, como índice acumulado do período. Técnicos da Defesa Civil, acompanhados por uma equipe da DAE, estão visitando as áreas de risco, principalmente o bairro Jundiaí Mirim.

Leia mais
Prefeitura terá equipe para atender emergências
Defesa Civil se une a moradores para ações imediatas

O diretor da Defesa Civil, Eduardo Carbonari informou que já comunicou o índice de chuvas ao comando do Corpo de Bombeiros, DAE e Secretarias de Serviços Públicos. Já de sobreaviso, esses órgãos estão empenhados em dar respostas às ocorrências, no tempo mais breve possível.

O volume de chuvas no Jardim São Camilo, registrado nas últimas horas foi de: 18h56: 34mm; 19h52: 36mm; 20h33: 38mm; 21h15: 38mm. O acúmulo dos últimos dois dias foi de 47mm. Portanto, pouco mais da metade do volume máximo que é de 80mm, que determinaria o estado de alerta máximo.

O Instituto Geológico realizou, no verão passado, estudos geológicos no morro do São Camilo. Com as demolições das submoradias, a carga do terreno foi diminuída, melhorando as condições de estabilidade do solo. Assim, com as demolições feitas, o local não se tornou mais vulnerável. Ao contrário, teve sua estabilidade melhorada.

As áreas de risco em Jundiaí hoje são: Jardim São Camilo, Jardim Tamoio, Jardim Tulipas e Bairro Sorocabana. O bairro do Jundiaí Mirim está em estudos para a classificação ou não como área de risco.
Com o novo governo Bigardi, novos estudos já estão sendo feitos para prevenir acidentes. Como exemplo, o desassoreamento e canalização do Rio Jundiaí, altura das Meias Aço até a Rodovia Anhanguera, Jardim Sorocabana.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/01/14/estado-de-alerta-maximo-em-razao-das-chuvas/