Defesas Civis da região se reúnem em Itatiba

Publicada em 25/01/2013 às 14:29

A Cedec-SP (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), órgão ligado à Casa Militar do Governo de São Paulo, promoveu nesta quinta-feira (24) o encontro das Defesas Civis dos municípios da região.

Reunidos no auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, em Itatiba, representantes dos órgãos puderam aperfeiçoar as técnicas de prevenção de desastres (deslizamentos de terra). A Cedec também promove o mesmo tipo de evento em outras regiões do Estado.

Leia também
Reunião avalia reurbanização no São Camilo

Integrantes das Defesas Civis buscaram o aperfeiçoamento das técnicas

Integrantes das Defesas Civis buscaram o aperfeiçoamento das técnicas

Os participantes receberam instruções de técnicos da Defesa Civil Estadual e do IG (Instituto Geológico), com os temas: Operação do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), noções de vistoria de campo, preenchimento da Ficha de Vistoria Técnica, Sistemas Nacional e Estadual de Proteção e Defesa Civil e demonstração prática do Sidec (Sistema Integrado de Defesa Civil).

“Este é um evento bastante importante, principalmente para os novos integrantes das defesas civis de cada município”, disse o cel. Eduardo Luiz Carbonari, diretor da entidade em Jundiaí.

“O esclarecimento administrativo para o requerimento de verbas estaduais e federais, se necessárias, foram de bastante importância”, completou Carbonari, que participou do encontro, acompanhado por seus assessores Thiers Marques e Fernando Salvia.

Os integrantes da Defesa Civil de Jundiaí se surpreenderam, em especial, com a primeira parte da programação do evento, uma vez que ela acabou confirmando que o planejamento do plano emergencial, recentemente entregue ao prefeito Pedro Bigardi, está correto. “Tudo o que foi passado aqui está contemplado no plano de emergência que elaboramos, em cumprimento à determinação de nosso prefeito Pedro Bigardi”, completou.

Ainda segundo o assessor, um dos destaques ficou por conta da necessidade da participação da população em geral para todas as ações da Defesa Civil. “Cerca de 80% de nossas ações dependem da população”, continua Thiers. “É ela quem sabe como as submoradias foram construídas, se apresentam estalos (que são advertências quanto ao desabamento); é ela a primeira a participar do socorro às vítimas dos desastres; enfim, tem participação fundamental”, ressaltou.

Ao longo do mês de janeiro, outras regiões também recebem instruções da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. São elas: São José dos Campos, Registro, Itapeva, Guarulhos, Região Metropolitana de São Paulo (Grande ABC), Santos, Campinas e Sorocaba.

Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/01/25/defesas-civis-da-regiao-se-reunem-em-itatiba/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original