Famílias aprovam a nova Festa da Uva

Publicada em 25/01/2013 às 22:34
O público pôde degustar os melhores vinhos dos produtores locais

O público pôde degustar os melhores vinhos dos produtores locais

Jovens com roupas de couro, idosos, crianças… famílias inteiras se divertiram nesta sexta-feira (25), segundo dia da 30ª Festa da Uva de Jundiaí. Voltando às origens, o evento traz uma novidade atrás da outra. “A festa está nota 10. Amei tudo. Vi coisas que não via há muito tempo, fotos antigas… A tradição dos bairros, as músicas, a comida”, exaltou a dona de casa, Maria de Lurdes Roveroto, que foi conferir as atrações junto com o marido, Wilson, e se emocionou com a organização.

Além da tranquilidade e da segurança, os visitantes curtiram cada atração até o fim. Apresentações infantis, teatro de rua, bandas regionais, sem esquecer do show da Orquestra Jundiaiense de Viola Caipira que emocionou o público ao tocar sucessos como ‘Chalana’ e ‘Menino da Porteira’.

A Orquestra de Viola Caipira emocionou o público com clássicos do cancioneiro popular

A Orquestra de Viola Caipira emocionou o público com clássicos do cancioneiro popular

Muitas delícias estão à espera dos visitantes. Além das frutas, flores e vinhos, tem ainda a culinária do bairro italiano do Traviú. Sylvia Rizzeto, 84 anos, preparou com sua equipe o estoque de massas, pães, doces e molhos para vender durante a festa.

“Fiquei muito feliz em poder participar. Aprendi a cozinhar ainda menina e, há cerca de 10 anos, passamos a viver do que mais sabemos fazer. Nossa expectativa de vendas esta ótima. Além de rever amigos e conhecer outros.”

Música para todos
Logo que os portões do parque se abriram às 18h, a banda Guilhotina entrou no palco. Aos poucos, as pessoas foram chegando e não eram apenas adultos. “Não poderia perder a oportunidade de trazer meus filhos para ouvir um bom som. Eles adoram. Sei que estamos seguros porque esta festa está muito família”, disse Alexandre Mendes, que estava com os filhos Ana Carolina, 9 anos, Marina, 4 anos, e Alexandre, 6 anos.

Giorgia Coyado, 36 anos, também levou a filha Ana Luiza de apenas 11 meses para assistir aos shows. “O horário é ótimo porque podemos vir com a família toda. Estamos voltando a frequentar a festa porque valorizamos a cultura local. Temos muita coisa boa aqui, para que chamar bandas de fora e ter que pagar tão caro? O que precisamos é desta simplicidade.”

Giorgia e a pequena Ana Luiza

Giorgia e a pequena Ana Luiza

Mini-Fazenda
No espaço da mini-fazenda, atrações e informação para adultos e crianças. A Escola Técnica Benedito Storani explica as técnicas de fertilização in vitro, apicultura, criação de coelhos, horta sustentável, produção sustentável de morangos e hortaliças.

“É a primeira vez que temos oportunidade de mostrar um pouco do trabalho que realizamos. Estamos muito satisfeitos com o sucesso”, diz o diretor da Etec, Eduardo Alvarez.

Cursos
No sábado (26) e domingo (27), a Etec oferece, às 10h, no Espaço Multimeios do Parque da Uva, curso de culinária gratuito usando a biomassa de banana verde. A fruta favorece a saúde intestinal, prevenindo o aparecimento de doenças como, câncer intestinal, colites e outras. Além de ser um ingrediente que auxilia no controle de peso, sem alterar o paladar das receitas.

Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/01/25/familias-aprovam-a-nova-festa-da-uva/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original