Parceria cria Centro de Estudos e Pesquisas na USP
Publicada em 01/02/2013 às 17:19Da parceria entre o Ministério da Integração Nacional, por meio da Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil), o Governo do Estado de São Paulo, com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, e a USP (Universidade de São Paulo) surgiu a criação do Ceped (Centro de Estudos e Pesquisas de Desastres de São Paulo). O acordo foi assinado na tarde de quinta-feira (31), em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel Eduardo Luiz Carbonari, participou do ato.
Leia também
Fiscalização às casas noturnas será intensificada
A implantação do centro tem como objetivo promover o conhecimento para contribuir na prevenção e redução de desastres em âmbito regional e nacional.
O Ceped vai reunir informações, realizar cursos de capacitação e treinamento, além de desenvolver pesquisas que vão possibilitar que os governos elaborem políticas de Defesa Civil.
Centros semelhantes já existem no Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Rio de Janeiro (RJ) e em Pernambuco (PE).
Para Carbonari, a Defesa Civil de Jundiaí terá grande participação nos estudos e pesquisas do Ceped. “Estamos bem perto da USP, o que vai facilitar esse trabalho”, disse o coronel. “Saio satisfeito deste encontro, que nos proporcionou aporte material. Nossas conversas com o secretário (Humberto) Viana e os demais participantes foram muito boas. Aqui também temos as portas abertas para melhorarmos os nossos trabalhos em Jundiaí”, completou Carbonari.
Referência
Durante a solenidade, o secretário nacional da Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, Humberto Viana, disse que o Ceped de São Paulo será referência nacional.
“No momento em que a gente faz esta parceria com a USP, nós vamos disseminar, a partir da região Sudeste, experiências que precisam ser reconhecidas no país todo”, disse o secretário nacional.
“Acreditamos que o resultado será em benefício do povo brasileiro. São Paulo tem referência, a USP tem referência e este centro será referência”, prometeu.
O secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo, Airton Iosimo Martinez, destacou que “a parceria vai salvar vidas, já que o trabalho da Defesa Civil é agir na prevenção”, disse Martinez.
Já o reitor da USP, João Grandino Rodas, apontou a atuação da universidade nesse processo. “Devemos utilizar a tecnologia, a ciência e o empenho para minimizar problemas que não podem ser evitados”, afirmou o reitor.
Fotos: Divulgação
-
23/01/2025
FUMAS e Defesas Civis de Jundiaí e Várzea Paulista realizam visita técnica no Jardim Balsam
-
15/01/2025
Reunião no Palácio dos Bandeirantes discute investimentos e melhorias para a Defesa Civil de Jundiaí
-
02/01/2025
Governo realiza visita técnica nas áreas de risco no Jardim Sorocabana – Meias-Aço
-
30/12/2024
Fundo Social promove campanha para vítimas das chuvas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original