Agricultura amplia serviços de análises para produtores

Publicada em 22/02/2013 às 18:00

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento vai ampliar o Programa de Monitoramento de Fertilidade do Solo. Além do serviço de análise química da terra, a secretaria passará a oferecer aos produtores rurais do município as análises foliar e de água, importantes ferramentas para ajudar na correção e adubação do solo. Os novos serviços também serão gratuitos e devem estar disponíveis dentro de um mês.

Leia mais
Inscrições para ter barraca de frutas no paço vão até dia (28)

Com estas informações, os técnicos da secretaria poderão orientar os agricultores e recomendar a melhor técnica de adubação para a propriedade. A diagnose foliar complementa a análise do solo e ainda é pouco utilizada pelos agricultores na hora de definir a estratégia de correção e adubação do solo. A análise foliar pode confirmar se os fertilizantes – e a quantidade aplicada pelos produtores – estão sendo aproveitados de forma correta e se os nutrientes do solo estão balanceados conforme as exigências de cada cultura.

Em breve, produtores de Jundiaí poderão pedir análise foliar e de água

Em breve, produtores de Jundiaí poderão pedir análise foliar e de água

“No ano passado, fizemos cerca de 100 análises de solo. É muito pouco, levando em conta que temos 550 produtores rurais cadastrados na cidade”, destaca o secretário.

Novo engenheiro
Segundo o secretário, uma das metas da secretaria é se aproximar dos agricultores e ajudá-los na melhoria da produção e renda. Por isso, também está sendo criada uma nova vaga de engenheiro agrônomo.

“Temos um concurso feito e assim que a vaga for oficializada, vamos chamar o profissional”, afirma Brunholi.

Conforme o secretário, o novo agrônomo vai trabalhar diretamente com os produtores. O agrônomo vai ficar no campo, visitar as propriedades, conhecer a região, a realidade dos agricultores. “A partir daí, vamos traçar um plano para o setor.”

Uma das primeiras ações para promover essa aproximação foi a mudança de foco da Festa da Uva. A programação não contou com grandes shows de artistas nacionais, justamente para que a entrada fosse gratuita e que houvesse mais espaço para os produtores exporem e comercializarem as frutas.

A Festa da Uva contou com a participação de mais de 300 produtores rurais da cidade e cerca de 70 mil visitantes. Durante o evento, foram comercializadas 43 toneladas de frutas. “Conversei com muitos produtores. Eles me disseram que com a volta da festa neste formato, se sentiram mais valorizados. É neste sentido que vamos trabalhar”, afirmou o secretário de Agricultura.

Feira agroindustrial
Outro projeto que deve entrar em prática ainda este ano é a realização de uma feira agroindustrial na cidade. “Na Festa da Uva, levamos alguns representantes de máquinas agrícolas para expor e foi um sucesso. A ideia, agora, é promover uma feira para reunir a indústria de máquinas, insumos e tecnologia voltada para o produtor de Jundiaí e região, no estilo da famosa Agrishow”, explica Brunholi.

Serviço
A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo Rural fica no 5º andar do Paço Municipal. Mais informações (11) 4589-8577 ou 4589-8581.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/02/22/agricultura-amplia-servicos-de-analises-para-produtores/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original