Prefeitura promove curso de educação no trânsito

Publicada em 25/02/2013 às 18:41

A Secretaria de Transportes, por meio da Diretoria de Operações de Trânsito, iniciou nesta segunda-feira (25) o curso Segurança e Educação no Trânsito. Esta é a primeira ação do Programa de Humanização no Trânsito, que visa treinar os agentes públicos e conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito.

Leia mais
Transportes libera trânsito na nova ponte da Vila Graff

Ajude a escolher um nome para o novo mascote da Setransp

O curso, realizado no Complexo Argos, é voltado para agentes de fiscalização de trânsito, guardas municipais e policiais militares. A abertura oficial contou com a presença do prefeito Pedro Bigardi, que destacou a importância desse tipo de treinamento.

Agentes de trânsito, GMs e PMs participam do treinamento

Agentes de trânsito, GMs e PMs participam do treinamento

“O grande problema das metrópoles e das aglomerações urbanas é a questão da mobilidade urbana. São muitos casos de morte. Muitos associados à violência e influenciados também pela falta de educação. Este curso visa integrar os agentes de trânsito, Guarda Municipal e Polícia Militar com o intuito de humanizar o atendimento junto à população”, disse o prefeito.

Treinamento
Nesta primeira etapa do curso – que vai até sexta-feira (1) – serão treinadas duas turmas, com 30 pessoas cada. As duas próximas turmas farão o curso de 11 a 15 de março. Ao todo, serão 120 profissionais: 60 agentes de fiscalização de trânsito, 40 guardas municipais e 20 policiais militares.

As aulas serão ministras pela psicóloga, doutora em psicologia do trânsito, Raquel Almqvist, e pela pedagoga Kelly Guimarães Zani, mestre em engenharia urbana.

“O trânsito, devido aos engarrafamentos, entre outras causas, é responsável por estresse. Além da comunicação interpessoal, este curso trata o comportamento do agentes de trânsito, GMs e PMs em relação ao condutor, colocando-se também na posição dos motoristas. A atividade tem também por finalidade integrar todos que estão envolvidos pela atuação neste setor”, explica Raquel.

Ações
Segundo o secretário de Transportes, Dinei Pasqualini, esse curso é a “sementinha” do Programa de Humanização no Trânsito. “É preciso haver uma mudança de postura, de conscientização de todos os envolvidos no trânsito, dos motoristas aos agentes públicos”, destaca Pasqualini, lembrando que a OMS (Organização Mundial de Saúde) trata a violência no trânsito como uma epidemia.

Conforme o secretário, o Programa de Humanização tem estratégias objetivas de curto, médio e longo prazos. “De curto prazo, estamos fazendo a integração das forças que fazem a fiscalização no trânsito. No médio, a educação continuada, com projeto que vamos levar para escolas e sociedade civil. E a longo prazo, o objetivo é estabelecer um projeto consistente, desde a pré-escola até o final do ensino médio, quando os adolescentes começam a pensar em se tornar motoristas. É um conjunto de ações que vão formar a pessoa. Só ao longo de uma geração vamos estabelecer mudanças consistentes”, avalia o secretário.

Outra ação prevista é a implantação do Programa de Educação no Trânsito desenvolvido pelo governo estadual, por meio de parceria com o Detran. “Estamos assinando o convênio para trazer este programa aqui para a cidade”, afirma Pasqualini. Por meio deste convênio, o Detran vai fornecer o material didático e a capacitação para os profissionais da rede municipal de ensino.

Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/02/25/prefeitura-promove-curso-de-seguranca-e-educacao-no-transito/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original