Saúde inicia diagnóstico da dengue em Jundiaí

Publicada em 26/02/2013 às 14:46

Com visitas a imóveis de todas as regiões da cidade, uma equipe de 30 pessoas do Centro de Controle de Zoonoses iniciou, nesta terça-feira (26), a chamada “avaliação de densidade larvária”, que serve de base para o combate à dengue em Jundiaí. Na prática, é uma amostragem que busca cruzar o número de larvas do mosquito Aedes Aegypti em cada recipiente com a quantidade de locais que abrigam esses insetos para permitir uma estimativa da infestação, comum nesta época do ano, em cada bairro do município. O trabalho segue até a próxima semana.

Leia mais
Fued é o novo superintendente do São Vicente

Abertas as inscrições para o Conselho Municipal de Saúde

Campanha contra a dengue envolve voluntários, agentes e soldados

Campanha contra a dengue envolve voluntários, agentes e soldados

De acordo com a Secretaria de Saúde, somente um caso autóctone (transmitido na própria cidade) foi registrado neste ano até 19 de fevereiro. Outros nove casos foram “importados” em viagens a outras cidades e um caso ficou indeterminado.

Outros 36 casos notificados deram resultado negativo para a doença. O caso autóctone isolado contrasta com os 18 casos de 2012 e os 58 casos de 2011, mas é preciso manter uma ação permanente.

“Em cada notificação, existem ações automáticas como a investigação de suspeitas de criadouros e a busca ativa de novas pessoas sintomáticas”, explica a coordenadora do programa municipal de dengue, Ana Lúcia Castro Silva.

Até o começo de março estão previstas visitas a 8 mil imóveis na cidade. As equipes seguem com integrantes de uniformes e crachás, e os proprietários em dúvida podem confirmar dados em contato com o centro pelo telefone 4521 0660.

Áreas
O mapa criado com essa avaliação vai orientar as demais ações em março, culminando nos preparativos para o “Xô, Dengue”, em 5 de abril, que vai mobilizar voluntários, agentes comunitários de saúde e soldados do Exército, entre outros grupos, para o grande esforço coletivo que tem mantido Jundiaí como referência nesse trabalho preventivo. “Estamos tendo um esforço muito grande nesse sentido com a equipe de zoonoses”, explica José Luiz Francischinelli, diretor de Vigilância em Saúde.

Em época de chuva, as pessoas devem ficar atentas ao controle em sua casa para evitar o acúmulo de água em recipientes. “Até mesmo as tampas de caixas de água merecem atenção periódica”, explica Ana Lúcia.

Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/02/26/saude-inicia-diagnostico-da-dengue-em-jundiai/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original