Fundo Social busca parceria para novos cursos

Publicada em 28/02/2013 às 09:49

A primeira-dama e presidente do Funss (Fundo Social de Solidariedade), Margarete Geraldo Bigardi, visitou, na última semana, o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e voltou a Jundiaí com boas notícias.

Leia também
Campanha de Inverno será lançada dia (4)

Segundo ela, está em fase de tramitação um convênio para que sejam realizados no município, com apoio do Estado, o curso de Panificação Artesanal e de Escola de Moda. “A proposta deve se concretizar em breve e os cursos se iniciarão até o fim do primeiro semestre.”

Margarete e colaboradoras visitaram o Funss do Estado e voltaram com novidades

Margarete e colaboradoras visitaram o Funss do Estado e voltaram com novidades

De acordo com Margarete, a proposta do Fundo Social é preparar profissionais para o mercado de trabalho. “Queremos possibilitar aos alunos bons cursos, para capacitá-los de verdade.”

Margarete explica que o Estado deve mandar ao Funss de Jundiaí os equipamentos para a realização das aulas. Além disso, vai preparar os professores com cursos específicos para cada área. “Nós arcaremos com o pagamento do salário desses profissionais”, explica.

Para as aulas da oficina de moda, por exemplo, o convênio prevê três máquinas de costura reta, uma máquina de overlock e 300 metros de tecido. “Não é curso de corte e costura. São aulas para que os alunos aprendam um conceito de moda e alta costura”, conta a diretora do Funss, Viviane Quiessi, que também participou da visita na capital.

Bazar
A ideia, segundo Viviane, é realizar um bazar, ao final do curso, com os produtos feitos pelos alunos para arrecadar verba para o Funss. Ela lembra que nas aulas da padaria artesanal, os alunos aprenderão a confeccionar dez tipos de pães.

Viviane destaca ainda outro ponto positivo do convênio. “Poderemos formar mais de um professor. E isso é muito bom.” A ideia é descentralizar o trabalho do Funss e levar os cursos aos bairros da cidade. No entanto, o projeto esbarra em um empecilho. “Não temos verba para pagar mais professores. O orçamento do Funss é pequeno. Por isso, precisamos de patrocínio de empresas.”

De acordo com Margarete, a falta de patrocínio impede a ampliação da grade de cursos no próprio Funss. “Estamos em busca de parceiros. Os interessados podem nos procurar”, ressalta. Ela frisa que a preocupação do Fundo Social é dar cursos de qualidade à população. “Infelizmente, neste ano não conseguiremos colocar a mesma quantidade de cursos que tínhamos. Estamos nos estruturando, buscando convênios. Mas vale lembrar que mesmo com a grade reduzida, teremos cursos muito bons, para que os alunos possam competir com outros profissionais de igual para igual.”

Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/02/28/fundo-social-busca-parceria-para-oferecer-novos-cursos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original