Procon realiza mais de 2,6 mil atendimentos

Publicada em 26/02/2013 às 16:40

O Procon de Jundiaí divulgou nesta terça-feira (26) um balanço das atividades realizadas pelo órgão no mês de janeiro. Foram 2.634 atendimentos e 1.150 atividades diversas (623 cartas de informações preliminares, 227 audiências, 26 visitas fiscalizatórias, 273 processos encerrados e 1 auto de infração), totalizando 3.784 procedimentos.

Leia também
Saúde inicia diagnóstico da dengue em Jundiaí

Adilton Garcia fala sobre a atuação do Procon na cidade

Adilton Garcia fala sobre a atuação do Procon na cidade

Segundo o coordenador do órgão, Adilton Garcia, é uma demanda alta para a cidade. “Mas em janeiro é comum esse volume maior por causa das compras de fim de ano e das liquidações que movimentam o comércio nesta época do ano”, destaca Garcia.

“Temos alguns picos de atendimento, normalmente após as datas comemorativas.”

A maior demanda, segundo ele, é referente a assuntos financeiros, como cobranças indevidas e cálculos para quitação de dívidas. Em segundo lugar estão as reclamações de produtos em geral, principalmente celulares, eletrodomésticos e veículos. O principal problema é com produto que não funciona.

“É um trabalho que não para. Tivemos algumas dificuldades em razão da alta demanda, mas atendemos todas”, afirma Garcia. Hoje, o Procon funciona em um anexo da Câmara Municipal, com 13 atendentes, quatro fiscais e uma conciliadora. Segundo Garcia, o local já está pequeno para o número de atendimento. “Estamos estudando mudar o Procon de lugar e aumentar o efetivo. Precisaríamos de pelo menos mais três atendentes”, calcula.

Reclamação
Uma grande demanda em processo no Procon neste momento é dos moradores do bairro Mato Dentro, que estão sem telefone e sem internet desde 13 de janeiro e entraram com uma reclamação coletiva. De acordo com Garcia, o problema é consequência da obra de duplicação da rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (estrada Jundiaí-Itatiba), de responsabilidade da concessionária Rota das Bandeiras (responsável pela rodovia).

“Nós notificamos a operadora Telefônica-Vivo, que atende a região, mas ela alega que a empresa que faz a obra da duplicação derrubou os postes e os fios foram roubados. Estamos notificando as duas empresas para uma reunião e vamos tentar solucionar o problema”, explica o coordenador.

O Procon fica na rua Barão de Jundiaí, 160, no Centro. Telefone: 4586-1320.

Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/02/26/procon-realiza-mais-de-26-mil-atendimentos-em-janeiro/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original