Procon realiza reunião sobre Mato Dentro
Publicada em 05/03/2013 às 16:33A solução para o corte dos telefones de 43 imóveis no bairro do Mato Dentro, problema que já dura 50 dias, pode ser definida nesta quarta-feira (06), quando a Telefônica Brasil S/A e a concessionária Rota das Bandeiras S/A tentarão chegar a um acordo sobre a passagem da fiação pela rodovia Engenheiro Constâncio Cinta (estrada de Itatiba).
Leia também
Secretários apresentam planejamento estratégico
Os telefones deixaram de funcionar exatamente dia 13 de janeiro deste ano, quando a Rota das Bandeiras – que realiza obras de duplicação da rodovia – retirou os postes existentes no trecho. Com isso, os cabos telefônicos ficaram acessíveis à ação de marginais e foram alvo de furto.
Na manhã desta terça-feira (05), o diretor do Procon, Adílton Garcia, intermediou uma reunião conciliatória entre as duas empresas, ou seja, a Telefônica Brasil e a Rota das Bandeiras.
Segundo Adílton, o encontro aconteceu por conta de uma notificação emitida pelo Procon, após tomar conhecimento, via denúncia de moradores, da existência do problema.
As empresas tentam chegar a um acordo sobre a passagem de novo cabeamento, se por meio de postes ou pelo solo. “Mas, enquanto mantêm a demanda no âmbito do judiciário, o que determinamos é que haja uma solução imediata, para restabelecer o funcionamento dos telefones”, explicou o diretor do Procon.
Uma solução emergencial será apresentada ainda nesta quarta-feira (06), quando também haverá um encontro com os representantes dos moradores e comerciantes afetados pelo problema.
Providências
Independentemente da questão que envolve as relações entre as duas empresas, o Procon, segundo informou Adílton Garcia, terá de tomar as providências que a lei prevê com base no Código de Defesa do Consumidor. “Nós não podemos ficar esperando pelo que eles deliberarem. Os prejudicados têm o direito de ter restabelecido o serviço pelo qual estão pagando”, comentou.
Além disso, Adílton aponta como agravante do incidente a inclusão de uma escola municipal na relação de prejudicados com a falta do telefone. “Pedi que os telefones voltem a funcionar ainda esta semana”, informou.
Participaram da reunião, além do diretor do Procon de Jundiaí, o representante da regional de Campinas do órgão, Alahyr Ferreira da Cruz Júnior; os representantes da Telefônica Brasil, Luis Antonio Fiorito Neto e João Ricardo Felisberto; também os advogados da empresa, Camila Benatti Teixeira e Arilo Barroso Alcântara Filho. Já por parte da Rota das Bandeiras, estiveram presentes Francisco Gomes da Costa e o advogado Fernando Pires Martins Cardoso.
Fotos: Cleber de Almeida
-
06/11/2024
Procon Jundiaí orienta consumidores para as compras da Black Friday
-
03/07/2024
Procon identifica variação de 419% em preço de medicamento
-
10/05/2024
Procon realiza ação de fiscalização para o Dia das Mães
-
06/05/2024
Procon faz ação educativa sobre protocolo ‘Não se cale’
Baixe as fotos desta notícia na resolução original